Webventure

Protesto de bike por mais segurança

Ciclistas de Belo Horizonte (MG) se unem contra a onda de assaltos e acidentes. Depois da reportagem publicada no último domingo (27/02), no Jornal o Estado de Minas, eles marcaram uma manifestação para o dia 12, quando vão reivindicar mais segurança e ampliação dos espaços no trânsito dedicados aos ciclistas.

O governo federal tem uma linha de crédito para incentivar o uso de bicicletas. A partir de hoje, o Ministério das Cidades recebe propostas de financiamento. O programa Bicicleta Brasil, lançado no ano passado, tem um orçamento de R$ 62 milhões para este ano.

Em 2004, 56 prefeituras enviaram programas para o ministério, mas apenas sete conseguiram a aprovação. Uma delas foi Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Em abril, haverá um seminário, em Brasília, para divulgar os projetos que tiveram sucesso no incentivo ao uso de bicicletas.

Enquanto as melhorias não chegam à capital mineira, os ciclistas se reúnem para descobrir novos espaços para praticar o esporte. A relações públicas Juliana Guimarães faz parte de um grupo de discussão na internet sobre ciclismo, que conta com 520 integrantes.

Ela denuncia que os ciclistas têm sido alvo de assaltos em pontos como a Praça do Papa, antes um reduto dos amantes do esporte. Durante a manifestação, os ciclistas passarão por vários pontos da cidade. A proposta é seguir pela BR-040, no sentido Rio de Janeiro, até o trevo de Ouro Preto.

Este texto foi escrito por: Webventure