Foto: Pixabay

Protestos fecham acesso a Machu Picchu

Redação Webventure/ Montanhismo

Machu Picchu foi eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. (foto: Divulgação)
Machu Picchu foi eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. (foto: Divulgação)

Manifestações contra o governo peruano prometem estragar os planos dos turistas que pretendam visitar Machu Picchu por esses dias. Desde ontem o acesso ao local no sudeste do Peru está bloqueado. Centenas de pessoas utilizaram pedras para fechar a ferrovia que faz a ligação com a Cidade Perdida dos Incas, como também é conhecido o local.

O ato é apenas um dos vários que tomam conta do país. Porém autoridades locais calculam que o prejuízo com o bloqueio seja considerável, já que milhares de turistas peruanos e estrangeiros usam diariamente o trem até a antiga fortaleza inca na região andina de Cuzco.

Porta-voz da empresa que opera o trem até Machu Picchu, Gonzalo Rojas explica o grau de gravidade do impasse. “O trilho está bastante bloqueado com pedras e árvores na rota para Machu Picchu. Conseguiram passar alguns turistas, mas temos muitos parados”, lamenta o funcionário da Peru Rail.

A decisão dos manifestantes de fechar o acesso a Machu Picchu foi tomada apenas cinco dias depois de o lugar ser declarado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Gonzalo disse ainda que 300 manifestantes tomaram a estação ferroviária de Juliaca (região de Puno, fronteira com a Bolívia). “A situação de Puno parece ainda mais grave.”

Motivo – A onda de protestos que tomou conta do Peru se dá pela revolta do povo com o presidente Alan García. Os manifestantes exigem melhora nas condições de trabalho e de salários e investimentos sociais. Os principais líderes do movimento são agricultores, operários da construção e lideranças regionais.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 13, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure