Modalidade já tem vários praticantes na baixada santista (foto: Divulgação)
Cerca de 40 atletas participam neste sábado (2/02) da primeira travessia entre Santos e Bertioga, feita em canoas havaianas. A prova começará as 5h30, no Clube de Regatas Santista e vai inovar. Metade da equipe remará na ida, até o Forte São João (Bertioga), e voltará de bicicleta. A outra metade pedala no início e volta nas canoas.
Os competidores terão de completar 38 km nas duas modalidades, totalizando 76 km de percurso.
O esporte – Apesar de praticada há poucos meses, a canoa havaiana já conquistou vários adeptos na baixada santista. As embarcações coloridas, feitas em fibra de vidro, são idênticas às utilizadas no Havaí e Tahiti. Longas, elas medem 14 metros, tem apenas 50 cm de largura e um estabilizador lateral (chamado de ama), fixado por dois suportes (os yakos). Pesam 180 quilos e podem atingir até 18 km por hora.
Cada embarcação tem seis remadores, sempre remando em sincronismo. Cada remador tem uma função específica dentro da canoa. O número 1 ou voga (quem fica na frente), por exemplo, dá o ritmo e determina a velocidade do barco. Já o número 6, ou leme (que fica na outra extremidade), é o responsável pela direção do barco, função mais importante da equipe.
Este texto foi escrito por: Webventure