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Prova do Regularidade terá quase quatro mil quilômetros

Redação Webventure/ Parceiros

A principal diferença em relação ao trajeto do Cross Country é que os competidores não vão passar por Alto Parnaíba (MA).

A modalidade Regularidade, que estreou no Rally Internacional dos Sertões em 2004, contará com um percurso de aproximadamente 3.800 quilômetros em 2006, sendo cerca de 1.500 km de trechos navegáveis (trechos com PCs Postos de Cronometragem que avaliam o desempenho dos competidores). Além de Goiás e Bahia, locais de largada e chegada, a caravana do rali ainda passará pelos Estados de Tocantins, Maranhão, Piauí e Minas Gerais.

No percurso deste ano os competidores passarão por diversos tipos de terrenos e paisagens. Serão longos dias de adrenalina e desafios, enfrentando estradas e trilhas, passagens por rios, poeira, erosões, entre outros obstáculos. Veredas, caatinga, riachos com águas claras, matas fechadas com muitas aves e animais, também estarão no roteiro.

A grande diferença para o roteiro do Cross Country é que o Regularidade não irá para a cidade de Alto Parnaíba, no Maranhão. A modalidade sairá de Palmas e segue direto para Corrente, no Piauí. No dia seguinte, os competidores farão um ‘laço’ e retornam para a cidade.

O último dia também sofreu alteração, com um percurso navegável em torno de 80km. “Os participantes estavam acostumados que no último dia era bem light, mas este ano o trecho será de competição. Se bobear, pode perder a prova perto de Porto Seguro”, comentou Clayton Prado, diretor de prova do Regularidade.

Regularidade

Diferente do Cross Country, onde acelerar é muito importante, no Regularidade não vence quem pisa fundo e sim quem sabe dosar o pedal do acelerador e ser muito preciso nos cálculos. Os competidores têm o desafio de passar pelos PCs (Postos de Cronometragem) instalados ao longo do trecho navegado no tempo ideal, ou seja, nem antes ou depois do horário previsto. Em caso de erros no cálculo, a equipe perde pontos. No final do dia, quem perder menos pontos ocupará os primeiros lugares na classificação.

Simples, mas nem tanto. Enquanto o piloto tem a responsabilidade de manter a velocidade exata, seja qual for o terreno ou obstáculo do percurso, cabe ao navegador indicar o caminho correto a ser seguido, tendo como base a planilha, além de calcular os ‘atrasos’ em relação ao tempo ideal. Para isso são utilizados equipamentos que vão desde cronômetros até computadores de bordo. Tudo ao mesmo tempo, o que demonstra a afinidade entre piloto e navegador, que é imprescindível em todos os tipos de rali.

Não basta apenas ser regular na passagem pelos PCs, pois quando fura um pneu ou se erra o roteiro em algum ponto, a equipe precisa traçar uma nova estratégia e recuperar o tempo perdido ou encontrar o caminho correto.

No Rally Internacional dos Sertões a modalidade estará dividida em três categorias. A Turismo é indicada a participantes sem nenhuma experiência neste tipo de prova ou aqueles que já competem nas categorias estreantes ou iniciantes. É permitido apenas o uso do hodômetro original do veículo ou um auxiliar que não tenha um sistema integrado de navegação (sistema computadorizado e automático para cálculos). Calculadoras, cronômetros, relógios e GPS são liberados. Além do piloto e navegador é possível levar mais um membro na equipe, que é conhecido como ‘Zéquinha’.

A Graduados é para competidores com experiência anterior em provas de regularidade nas categorias graduados, veteranos e sênior. Já a Super Máster é destinada para campeões ou vice de provas de regularidade nas mesmas categorias da Graduados. Em ambas é liberado o uso de qualquer instrumento de navegação e não é permitido levar ‘Zéquinhas’.

Roteiro Regularidade

1ª etapa 27/07 Goiânia (GO) Minaçu (GO) Total: 615km com 110 navegáveis

2ª etapa 28/07 Minaçu (GO) Palmas (TO) Total: 572km com 182 navegáveis

3ª etapa 29/07 Palmas (TO) Corrente (PI) Total: 627km com 264 navegáveis

4ª etapa 30/07 Corrente (PI) Corrente (PI) Total: 163km com 140 navegáveis

5ª etapa 31/07 Corrente (PI) Barras (BA) Total: 321km com 284 navegáveis

6ª etapa 01/08 Barra (BA) Seabra (BA) Total: 318km com 136 navegáveis

7ª etapa 02/08 Seabra (BA) Brumado (BA) Total: 421km com 168 navegáveis

8ª etapa 03/08 Brumado (BA) Cândido Sales (BA) Total: 271km com 202 navegáveis

9ª etapa 04/08 Cândido Sales (BA) Porto Seguro (BA) Total : 579km com 80 navegáveis

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race. O evento tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga e Goodyear, co-patrocínio da TAM Express e da Volks Caminhões e apoio do Governo de Goiás, Governo de Tocantins, Prefeitura de Porto Seguro, Gol Music, Shopping Flamboyant, CNS, Rádio Eldorado, Rádio Interativa, Webracing (loja oficial), Webventure, Helimed, Oitis Hotel, Yamaha, Sparco/Lico, Lubrizol, Grupo Júlio Simões e Transilva. A prova é supervisionada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

Dinho Leme, Tiago Mendonça, Fábia Renata, Ana Lúcia Moraes e Helena Matta

Dinho Leme Comunicação
Tel.: (11) 3045.0836
rpleme@uol.com.br

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 18, 2006

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