Webventure

Puma assume liderança no caminho para o Estreito de Gibraltar, na Volvo Ocean Race


Barcos seguem para o Estreito de Gibraltar (foto: Rick Tomlinson/ Volvo Ocean Race)

Após oito horas da largada da Volvo Ocean Race, os oito barcos competidores seguem para a Cidade do Cabo, na África do Sul, na 1ª perna da regata e a classificação já mudou desde a saída de Alicante, na Espanha.

Duas horas depois de deixarem as águas espanholas, de acordo com o site oficial da regata, a embarcação de Ken Read, o Puma, passou à frente da de Torben Grael, o Ericsson 4, e assumiu a liderança em uma manobra tática.

No fim da tarde deste sábado (11), os barcos já haviam mudado de posição, porém Read continua na liderança, seguido pelo Ericsson 4. O comandante Anders Lewander e sua tripulação a bordo do Ericsson 3 asseguram a terceira colocação, seguidos pelo Green Dragon. Telefônica Black, de Fernando Echavarri, aparece na quinta colocação, deixando para trás a equipe Delta Lloyd, que segue a bordo do ABN 1, vencedor da última edição da Volvo Ocean Race. Team Russa é a penúltima equipe. Já o líder da regata, com os quatro pontos garantidos após a disputa in-port, Telefônica Blue, de Bouwe Bekking, é o último colocado, porém poucas milhas atrás das outras embarcações, que mantém a velocidade entre 30 e 37km/h.

Grael, a bordo do Ericsson 4, largou em quinto nesta manhã, porém foi mais rápido e aproveitou bem os ventos de até 30 nós, cerca de 56 km/h, e saiu na frente no contorno das duas bóias montadas no porto de Alicante, seguindo para o horizonte puxando a flotilha. Na seqüência, o americano Puma seguiu os caminhos para a África.

O primeiro desafio deles está por vir, no Estreito de Gibraltar. Eles passarão pela região de pouco mais de 14 quilômetros de extensão de água que separa a Espanha de Marrocos ainda neste fim de semana. A previsão era de 24 horas após a largada, às 9h da manhã deste sábado, horário de Brasília.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi