Motos chegaram a voar em saltos. (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
O francês Cyril Despres acordou nesta quarta-feira determinado a encostar no brasileiro Zé Hélio, líder do Rally dos Sertões entre as motos. E o piloto da KTM fez tudo quase certo. Andou bem no trecho cronometrado, garantiu o melhor tempo e já se imaginava bem perto de Zé Hélio, quando cometeu um vacilo. Ele não chegou ao parque fechado no tempo estabelecido, e viu todo o esforço ir para o espaço.
Explica-se: na especial de 265 quilômetros entre Lençóis e Senhor do Bonfim, na Bahia, ele conseguiu ser 12min31 mais rápido do que o brasileiro, diminuindo para pouco menos de sete minutos a diferença na classificação geral. A alegria foi tamanha que ele se empolgou na comemoração. Ao final da etapa, deu entrevistas e distribuiu autógrafos à comunidade local.
No deslocamento, ele teve um problema com a moto e perdeu minutos preciosos, que lhe custaram a penalização de nove minutos. A notícia foi bastante comemorada por Zé Hélio, que acabou dividindo a vitória da especial com David Casteu ambos registraram 1h49min53. Com a perda de 9 minutos, Despres caiu para oitavo lugar.
O chileno Francisco López acabou em terceiro (a 23 segundos), enquanto o norueguês Pal Anders Ullevalsetter registrou o quarto tempo (a 39 segundos) e o polonês Marek Dabrowski conseguiu a quinta posição (a 1min05).
O brasileiro Jean Azevedo, pentacampeão do Sertões, decidiu abandonar o rali hoje, depois do bate-boca com Despres. Ontem, o francês havia se queixado porque foi ultrapassado por Jean. De acordo com o brasileiro, a decisão de deixar a prova foi tomada pela imposição da organização de que ele passasse a largar em último todos os dias, já que não completou a quarta etapa segundo Jean, não valeria a pena comer poeira dos demais nos últimos três dias de rali.
Mais perto – A punição ao atual campeão do Rally dos Sertões caiu do céu para Zé Hélio. Agora, a dois dias do fim da prova, ele aparece com 19min42 de vantagem para o francês a diferença seria de apenas 10min46 se Despres não tivesse cometido o vacilo no deslocamento final.
Casteu segue em terceiro, com 33min54 a mais do que o brasileiro no tempo acumulado, após sete etapas. Na seqüência aparecem o chileno López (a 1h05min52) e o português Pedro Bianchi (a 1h59min26), com remotíssimas chances de título.
Resultados da 7ª etapa nas motos
1) Zé Hélio (BRA) 1h49min53
1) David Casteu (FRA) 1h49min53
3) Francisco López (CHI) – a 23 segundos
4) Pal Anders Ullevalsetter (NOR) – a 39 segundos
5) Marek Dabrowski (POL) – a 1min05
8) Cyril Despres (FRA) a 3min31
Classificação geral após sete etapas
1) Zé Hélio (BRA) – 29h00min07
2) Cyril Despres (FRA) – a 19min42
3) David Casteu (FRA) – a 33min54
4) Francisco López (CHI) – a 1h05min52
5) Pedro Bianchi (POR) – a 1h59min26
Este texto foi escrito por: Redação Webventure