Webventure

Puxando o zoom na fotografia


Atleta no Ecomotion/Pro 2003 (foto: Fernanda Preto)

Quando estamos fotografando esportes é importante que a imagem passe o sentido da ação, produzindo assim imagens que emocionam e que sugerem algo. É importante nos concentrarmos no enquadramento e na distância focal do objeto a ser fotografado, pois eles vão determinar a disposição dos outros elementos no quadro.

Esta técnica, a puxada de zoom, que costumo usar bastante, pois gosto do movimento que a técnica proporciona, é na verdade muito simples, pois consiste em puxar o zoom exatamente no momento em que o botão de disparo é apertado, ou seja, no momento em que a foto é feita!

O motivo principal, não se movimenta, pois quando puxamos o zoom, o que está parado é que ganha o efeito borrado, dando maior ênfase no motivo principal, neste caso, dando a sensação do trekking e bike, de que os atletas estão se movimentando.

Você tem duas formas de trabalhar esta técnica:

  • a primeira é utilizando em velocidade média/alta (1/60, 1/250), congelando o motivo principal;
  • a segunda é utilizando velocidade baixa (1/8, 1/15), deixando o motivo principal borrado também. Para esta, o tripé pode ser utilizado.

    Como fazer?

  • se aproxime do motivo;
  • quando estiver pronto para fotografar, gire o zoom;
  • aperte o botão de disparo girando o zoom continuamente;
  • pronto, a foto esta feita e com um belo efeito de movimento!

    A fotometria é feita normalmente, sendo que para velocidades baixas de disparo durante o dia é preciso compensar na abertura do diafragma, fechando pontos (f/16, f/22).

    Este texto foi escrito por: Fernanda Preto