São Paulo – O forte calor castigou os 48 pilotos de moto e quadriciclo que disputaram nesta sexta-feira a primeira etapa do maior rali do nordeste, o RN 1500, no Rio Grande do Norte. Os competidores percorreram cerca de 500 quilômetros entre Natal e Caicó, e do total 85 foram cronometrados, divididos em dois trechos de 35 e 50 quilômetros, respectivamente. O RN 1500 existe desde 1994, mas pela primeira vez está fazendo parte do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
Além da alta temperatura, os pilotos tiveram que mostrar habilidade para superar trechos bastante sinuosos e com erosões. Além das dificuldades, o dia foi longo e cansativo. A prova durou 11 horas, incluindo os intervalos entre a primeira e a segunda especiais e os deslocamentos, contou Jean Azevedo, da equipe Petrobras Lubrax e atual líder do Brasileiro.
Mas a principal dificuldade para o representante do Brasil no Paris-Dakar foi ter que ultrapassar o quadriciclo de Robert Naji Nahas, vencedor da tomada de tempo de quinta-feira e que por isso saiu em primeiro. Jean largou em segundo. O quadriciclo faz praticamente a mesma poeira de um carro, atrapalhando bastante a visão. Sem contar que a estrada tinha muitas erosões, o que exigia cautela no momento de passar, lamentou Jean Azevedo.
O piloto de São José dos Campos acha que ficou em desvantagem em relação aos adversários, que não enfrentaram o mesmo problema com Najas. Como a primeira etapa foi curta, só eu, que saí em segundo, encostei no quadriciclo. O José Hélio e o Stênio Garcia não tiveram que tentar a ultrapassagem, comparou Jean Azevedo, sem saber em que posição ficara. Até às 20h20 de sexta-feira ainda não havia sido divulgado o resultado oficial. Neste sábado o RN segue de Caicó para Mossoró e no domingo vai para Natal, ponto final da corrida.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country será o Rota Sul, de 17 a 20 de abril, entre Torres, Rio Grande e Bagé, no interior gaúcho. Além de Jean, a equipe Petrobras Lubrax será representada nos carros com a dupla Klever Kolberg e Lourival Roldan (Mitsubishi L200 Evolution) e também nos caminhões com André Azevedo e Robson Pereira, de Mercedes-Benz 2428.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil e site Webventure (www.webventure.com.br).
VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira / Cláudia David
Pabx.: (11) 3865-5741 / Celulares: (11) 9917-0056 e (11) 9646-5955
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br / imprensa@parisdakar.com.br
Site: www.vipcomm.com.br
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro