Webventure

Quadris terão categoria exclusiva no Sertões


Carlo Collet é o atual campeão dos quadris. (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)

A 15ª edição do Rally dos Sertões será histórico para os pilotos de quadriciclos. Eles enfim conseguirão se desvincular das motos e competirão em categoria exclusiva. Desta maneira, os resultados aparecerão separados dos pilotos de motos. A prova será realizada entre 5 e 18 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Salvador (BA).

Os competidores que estiverem nos quadris ainda correrão divididos em quatro categorias: 250cc até 350cc; até 500cc; até 750cc e a partir de 750cc. Destas, apenas a última não contará pontos para o Mundial da categoria organizado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

Atual campeão do Sertões nos quadriciclos, o piloto Carlo Collet revelou satisfação com a novidade. “Antes nós fazíamos essa separação entre motos e quadriciclos de maneira informal. Agora ficará mais simples para todo mundo”, diz o paulista, que carrega no currículo o fato de ter sido o primeiro a disputar o Sertões em um quadriciclo, em 2001.

Collet correrá na categoria acima de 750cc e espera alcançar com freqüência os 150 km/h durante as etapas. “Estamos acertando motor e suspensões”, avisa o piloto, sem esconder a preferência por esse tipo de veículo, em vez dos demais. “Guiar um quadriciclo é como pilotar um kart em um carro de rali. A dirigibilidade é muito gostosa.”

A maior dificuldade dos quadriciclos, de acordo com os pilotos, está no acerto do veículo para os diferentes tipos de piso. Os modelos de competição priorizam leveza, alta potência, eficiente suspensão e um baixo centro de gravidade.

Este texto foi escrito por: Webventure