Quando a vitória não é mais possível
No início da edição deste ano do Rally dos Sertões, Jean Azevedo estava entre os favoritos. Afinal, ele é um dos mais experientes pilotos brasileiros da modalidade. Mas, na sexta etapa do Sertões deste ano, entre Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Jalapão, Jean teve um problema mecânico em sua moto e acabou levando uma penalização de cerca de nove horas por não ter completado a etapa no tempo ideal. Com isso, Jean acabou frustrando qualquer chance de mais um título para sua coleção. Quando a moto quebrou, na entrada do Jalapão, eu dei uma desanimada. Participo do rali para brigar pelo título e não vou poder fazer isso, lamentou Jean.
No momento em que foi penalizado, Jean brigava pela liderança entre as motos. Percebi o problema e tentei levar a moto até o final da etapa. Mas acabei estourando o tempo, explicou. Após a penalização, Jean pensou até mesmo em abandonar o rali, já que não teria mais chance de brigar pelo primeiro lugar. Realmente, pensei em abandonar. É difícil correr nesta situação. Mas sou profissional e vou chegar até Fortaleza, disse.
Esta não é a primeira vez que Jean fica sem chance de conquistar o título antes das etapas decisivas do Sertões. Em 1999, quando José Hélio venceu o rali, Jean não completou duas especiais e também foi punido. Em 99, quebrei duas vezes. Mas mesmo assim, ganhei todas as outras especiais que disputei, lembra. No ano passado, no entanto, Jean não teve problemas. Ele foi o campeão, com o chileno Carlo de Gavardo na segunda posição, sem ter tido nenhum problema com sua moto.
Este texto foi escrito por: Bruno Doro