Foto: Pixabay

Quasar e Mamelucos embarcam para o Mundial de Corrida de Aventura

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Da esq.p/dir: Rafael Campos  Marina Verdini e Fabrizio Giovaninni  da Mitsubishi Salomon Quasar Lontra. (foto: Divulgação)
Da esq.p/dir: Rafael Campos Marina Verdini e Fabrizio Giovaninni da Mitsubishi Salomon Quasar Lontra. (foto: Divulgação)

Na próxima quarta-feira (28/07) as equipes Mitsubishi Salomon Quasar Lontra, formada pelos atletas Rafael Campos (navegador e capitão), Luiz Antônio Barbosa (navegador), Fabrizio Giovannini e Marina Verdini, e a Mamelucos, formada por Sérgio Zolino (navegador), Eduardo Sahram, Cris Carvalho e José Caputo embarcam para o Adventure Race World Championship, o campeonato Mundial de Corrida de Aventura, que terá início dia 1º de agosto em Western Newfoundland, no Canadá.

Serão 500km em seis dias initerruptos pela fria região, praticando as modalidades Orientação, Trekking, Mountain Bike, Técnicas Verticais (rapel e ascensão), Canoagem em caiaques oceânicos e embarcações locais (Dorys). Sem equipe de apoio, os atletas terão de ser auto-suficientes, levando na mochila todos os equipamentos, alimentos e roupas necessários, até encontrarem com suas caixas de suprimentos na próxima área de transição, cerca de um dia e meio depois.

O que eles esperam – “Nosso objetivo é ficar entre as 12 melhores equipes, que foi o nosso resultado no último Eco-Challenge”, diz Rafael Campos, capitão da Quasar. Já a Mamelucos vai para a prova com outro propósito. “Vamos conhecer o Canadá. Somos uma equipe forte, mas preferimos usufruir do dia-a-dia da prova, tentando fazer nosso melhor, sem focar em resultado”, explica Cris Carvalho, presença feminina na Mamelucos. As duas equipes acreditam que encarar o frio da região será a principal dificuldade, já que a temperatura da água varia entre 5ºC e 12ºC e os trechos de canoagem serão muitos.

Essa prova está sendo vista como uma substituta do Eco-Challenge, a mais difícil corrida de aventura do mundo, que teve a última edição realizada em 2002, nas Ilhas Fiji. Nela estará presente a elite do esporte, as equipes que ganharam pelo menos uma competição importante nos últimos anos (A equipe Mitsubishi Salomon Quasar Lontra conquistou a segunda colocação na EMA 2001, na Amazônia, e a Mamelucos foi a equipe brasileira melhor colocada no Ecomotion Pró, a maior corrida de aventura da América Latina, em novembro passado).

A região – O local onde será disputada a competição é um dos mais selvagens do Canadá. Trata-se de uma ilha a nordeste do continente, onde a pesca é a principal atividade econômica. A ilha é o ponto do continente americano mais próximo do continente Europeu e, segundo a história, foi por lá que chegaram as primeiras embarcações vickings.

As paisagens são exuberantes, com “cliffs” na costa que podem atingir até 300m e icebergs. Não existem muitas estradas e os trechos de trekking serão praticamente sem trilhas demarcadas. Existe a possibilidade de as equipes cruzarem com baleias, leões marinhos e icebergs. Os dois times retornam ao Brasil no dia 11 de agosto e no mesmo dia a Mitsubishi Salomon Quasar Lontra fará uma palestra na Adventure Fair (Feira de Esportes e Turismo de Aventura) sobre a participação deles no Canadá.

Leia mais

  • Rafael Campos fala sobre expectativa para o Mundial.

    Este texto foi escrito por: Camila Christianini

    Last modified: julho 22, 2004

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure