Equipe Oskalunga no trecho de bike na Lapa da Sucupira (foto: Camila Christianini/Webventure)
Direto da Serra do Cipó (MG)– A largada da primeira etapa classificatória do Ecomotion 2003 aconteceu em um campo na Cachoeira Grande, ontem, às 15h40. As 42 equipes fizeram um círculo em volta do palco que foi montado no meio do campo para que o helicóptero da prova fizesse imagens aéreas.
Logo na largada, uma surpresa. Os atletas correram por um trecho sinalizado e caíram todos na água, atravessando um rio a nado. Algumas equipes erraram a navegação já no começo da prova. A Mitsubishi Quasar Lontra, com atletas experientes, foi uma das que errou a orientação no mapa naquele trecho. Quem liderava até aquele momento era a Brasil 500 anos, seguida pela Lobo Guará e Oskalunga.
Logo no Posto de Controle (PC) 4, na Lapa da Sucupira, a Quasar já havia recuperado algumas posições e ali chegou em segundo lugar, atrás da Oskalunga. A liderança da equipe de Brasília durou até pouco mais à frente do PC6, quando chegaram com 12 minutos de vantagem para a Quasar. Mas no PC7, numa área de transição de bike para duck, o time liderado por Rafael Campos acabou chegando na frente e entrando no rio primeiro. Até o momento segue a Quasar em primeiro lugar, seguida pela Oskalunga e Brasil 500 Anos.
E a prova continua – As equipes Papa Terra, Qualifruit, Gesner 2, Ecosystem Acampar tiveram problemas e decidiram abandonar a prova. Em pior situação está a equipe Bio Ritmo, que tem o carro de apoio quebrado em uma estrada de terra no momento, sem condições de chegar na área de transição. Nesta madrugada, as primeiras equipes irão realizar um trecho de trekking noturno e amanhecerão caminhando.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini