Rafael Victor e Tessa (foto: Wladimir Togumi)
Uma semana após terem conquistado o terceiro lugar no XPD Race, realizada nos dias 9 e 10/12, a equipe Mitsubishi Francys Hydratta Quasar Lontra conta mais detalhes sobre a prova, como as modalidades envolvidas, o formato diferenciado e os adversários, além da realização da conferência internacional sobre corrida de aventura.
A equipe, composta para essa prova pelos atletas Rafael Campos, Victor Teixeira e Tessa Rorda, disputou o XPD na categoria Elite Mista. Segundo a equipe, o formato da prova é comum em Portugal, mas totalmente inovador para os atletas brasileiros, americanos, ucranianos, filandeses, franceses, italianos e espanhóis.
A prova é dividida em estágios, que tem hora para começar e limite para terminar. O objetivo é passar pelo maior número de PCs possível, no entanto se as equipes ultrapassam o tempo limite, perdem todos os PCs do estágio. É um formato com regras que exige ainda mais estratégia e tomadas rápidas de decisões na navegação, conta Rafael.
Os atletas realizaram trechos de trekking, mountain bike, corrida, escalada, caiaque, tirolesa e arco e flecha, além do trike, um espécie de patinete. Alguns fatores tornaram a prova ainda mais difícil, como a temperatura de 10ºC e a chuva. O percurso de 15 quilômetros, totalmente urbanos, mostrou aos brasileiros a dureza que a competição lhes reservava diante da constatação do altíssimo nível técnico das equipes participantes, da variação altimétrica e da baixíssima temperatura, contou a equipe sobre o trecho inicial de trekking.
Foram aproximadamente 220 quilômetros, percorridos em mais de 24 horas. A Quasar Lontra ficou em terceiro lugar, tendo passado por 52 PCs, atrás da campeã da categoria Team Sport 2000, e em segundo a Clube Millenium BCP-1. Ambas passaram pelo total de 54 PCs.
Conferência Internacional – Foi realizada antes da prova, nos dias 6, 7 e 8/12, uma série de cursos, fórum de debates e palestras sobre temas ligados a corrida de aventura. Dentre os palestrantes, estavam presentes os atletas Rafael Campos, Paul Romero, Antonio de La Rosa, Mônica Aguilera, Petri Forsman.
Os temas abordados durante a conferência foram o formato das corridas de aventura, as perspectivas dos atletas, o papel da mídia no esporte, além de fatores como segurança, cartografia e traçado de percursos, entre outros.
Este texto foi escrito por: Webventure