O prefeito acionou a buzina da largada (foto: EMA)
A cidade de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, recebeu mais de 500 pessoas, entre competidores, familiares e organização, neste feriado prolongado de Corpus Christi para mais a quarta etapa do Circuito Brasileiro de corridas de aventura.
Na sexta-feira (31/05), as equipes compareceram ao Clube Pinhalense para a checagem de equipamentos obrigatórios e entrega do Projeto Social. Foram arrecadados, aproximadamente, 600kg de alimentos, entregues à Assistência Social da Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal.
A largada da prova foi no Sábado, às 8h. A primeira etapa foi percorrida de bike&run, ou seja, enquanto metade dos competidores pedalou, a outra metade seguiu correndo, passando pela cidade até o PC 01, de onde seguiram de trekking em direção ao Pico Agudo, um dos principais pontos turísticos da região e local de vôos de asa delta.
Subida cansativa – A subida até o Pico Agudo foi difícil, pois o desnível era de mais de 400m. Na volta, os competidores pegaram novamente suas mountain bikes e seguiram em direção à Fazenda Sertão, onde partiram para outra etapa de trekking, cruzando rios e pequenas trilhas na mata. A orientação deste trecho foi complexa e várias equipes acabaram se perdendo.
Novamente na Fazenda Sertão, as equipes pegaram as bikes e pedalaram até o PC09, o Clube Pinhalense, local da largada, chegada e área de reabastecimento de comida e equipamentos. Neste PC foi permitido estacionar um carro por equipe, o que tornou a área bastante movimentada. Os times continuaram pedalando, só que agora por trilhas e estradas de terra até alcançarem o PC12, onde optaram por seguir de bike ou trekking. Todas as equipes escolheram pedalar, subindo pelo pasto e por trilhas sem uso, quando encontravam alguma trilha.
O calor anormal na região para esta época do ano castigou bastante as equipes, já que a parte física foi muito exigida na prova. A equipe local Pés Sujos – Adidas – Campos do Jordão (56) foi a mais rápida no último trecho da prova, a partir do PC09, recuperando 18 posições e terminando a prova na segunda colocação. A equipe paulista Quasar Lontra Radical Reebok (07) assumiu a liderança da prova no PC01 e a manteve até o final, conquistando sua terceira vitória em quatro etapas disputadas em 2002.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 3, 2002