Webventure

Quasar lota auditório no Circuito de Palestras


Público atento às histórias da Quasar. (foto: Marina Verdini)

A equipe Mistubishi Salomon Quasar Lontra de corrida de aventura foi a grande apresentadora na noite de ontem (30/06) do Circuito Webventure de Palestras de Aventura, realizado na academia Competition, em São Paulo.

Com o auditório completamente lotado, com 120 pessoas, a equipe formada por Rafael Campos (navegador e capitão), Marina Verdini, Vitor Teixeira e Fabrizio Giovaninni falou sobre o tema “Desafios gelados – Experiência no Desafio dos Vulcões e preparação para o AR World Championship”.

Atualmente, a Quasar é uma das melhores equipes de corridas de aventura da América Latina, com ótimos resultados em mais de 40 competições nacionais e internacionais, como o 5º lugar conquistado no Desafio de Los Volcanes, na Argentina, no começo do ano e o 4º lugar no Ecomotion Pró, na Bahia, no final de 2003.

No auditório, atletas assíduos nas corridas de aventura buscavam algumas dicas; outros, muitos curiosos, estavam ali apenas para saber como era uma corrida de aventura de longa duração.

Desafio dos Vulcões – A Mitsubishi Salomon Quasar Lontra foi a melhor equipe brasileira no Desafio dos Vulcões 2004, corrida de aventura realizada entre o Chile e a Argentina em janeiro deste ano, com 480 km de percurso e mais de 70 equipes de nove países diferentes. Nessa prova, os atletas Marina Verdini e Vitor Teixeira foram substituídos por Rose Hoeppner e Vinicius Mori, respectivamente.

Lutando contra o frio e tempestades, a equipe conquistou o 5º lugar na competição, atrás de Argentinos e Chilenos. “Quando chegamos no aeroporto recebemos nosso carro de apoio. Apesar de ser uma caminhonete ele era muito pequeno e não cabiam todas as nossas coisas. Tivemos que pedir pra outra equipe brasileira levar nossas mochilas, senão não caberíamos dentro do carro”, contou o capitão sobre a situação embaraçante. “Andamos por mais de duas horas apertados dentro do carro, e quase ficamos atrofiados antes mesmo da largada”, brincou. “Sem contar que nosso apoio, um local, não sabia nem o que era uma corrida de aventura”.

Problemas – E os problemas estavam só começando. No trecho de canoagem oceânica o remo do Rafael quebrou. “Foram 11 horas de remo de noite, com muito frio, enfrentando marolas”, lembrou. Durante a ascensão em cordas a atleta Rose Hoepner teve muita dificuldade e o fiscal de prova ordenou que ela seguisse por uma trilha paralela, o que mais tarde resultou numa penalização de duas horas. “A gente planeja, planeja, mas a única coisa certa é que a gente sabe que as coisas não vão acontecer do jeito que a gente gostaria”, desabafou Fabrizio Giovaninni.

Na segunda noite de prova num total de cinco o sono começou a pegar pesado. “O Rafael inventou uma técnica de pedalar dormindo”, brincou Giovaninni. Ele contou que, numa perna de montain bike numa estrada reta, longa, Rafael começou a fazer zig-zag com a bike e, quando ele percebeu, o navegador da equipe estava dormindo acordado.

No dia 26 de julho eles seguem para o Canadá, onde vão participar do “The North Extreme”, uma etapa do AR World Championship o campeonato mundial de corridas de aventura – que terá largada no dia 1º de agosto.

Assim como outras 54 equipes, a Quasar foi convidada a participar da etapa por conta de dois resultados conquistados em grandes provas no Brasil: o 2º lugar na Expedição Mata Atlântica em 2000 e o 4º lugar no Ecomotion Pró, em 2003.

Serão mais de 500 km de percurso, seis dias e sem equipe de apoio. “A organização está prometendo uma prova muito selvagem e encontro com alguns ursos da região”, contou o Rafael Campos. Além disso, os trechos de canoagem serão realizados num rio muito frio, com icebergs, baleias e leões-marinhos, com temperatura média de 12ºC. O trekking será feito em poucas trilhas, com vegetação variada.

Para tanto, os atletas estão treinando muito, e como treinamento realizaram, no último fim de semana, a volta de Ilha Bela com caiaques duplos, remando 90km em 11 horas e 40 minutos. “Agora queremos fazer um trekking longo e mais um trecho bom de bike pra completar o treino para o mundial”, disse Marina Verdini.

“Gostaríamos de pedir que vocês mandassem boas energias pra gente”, finalizou Rafael, com aplausos do público presente.

Sorteio – No começo da palestra foram distribuídos a todos os participantes barras de cereais Quaker e Gatorade. No final, a Quasar sorteou alguns brindes, como meias e bonés das Salomon, caixas de barra de cereais Quaker, garrafinhas e toalhas Gatorade e revisão de bike na Ciclo Caravelle.

Por último, uma pessoa foi premiada com uma cortesia para participar da 1ª edição da Ecomotion Escola, que acontecerá na próxima semana, com supervisão de Marina Verdini e Rafael Campos. Mais informações sobre a equipe no site www.quasarlontra.com.br.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini