Webventure

Quatro atletas brasileiros se mantêm na liderança parcial depois das primeiras regatas


Ricardo Bimba durante competição (foto: Washington Alves | Inovafoto | COB)

Os primeiros dias de regatas nos Jogos Pan-Americanos já trouxeram bons resultados para as equipes brasileiras de vela, que competem nas classes snipe, lightning, hobbie cat 16, laser, J24, laser radial, sunfish e RS-X (windsurfe) masculino e feminino. Quatro atletas estão em primeiro lugar nos resultados parciais.

Ao todo, serão realizadas 11 regatas, e os vencedores serão aqueles que somarem menos pontos. Cada colocação tem um número equivalente em pontos: o primeiro lugar recebe um ponto, o segundo dois e assim por diante. Já foram realizadas seis regatas (duas por dia, exceto no domingo, data da regata final). Nesta quinta (20) há uma pausa, com as provas retornando na sexta (21).

Clique aqui para ver o calendário completo das regatas e de outras provas, como as de canoagem.

E aqui para entender sobre cada categoria de vela e quem são os brasileiras representantes delas.

A seguir, os resultados de vela até agora:

Classe RS-X masculino: Bimba, o nosso representante no windsurfe, está com um bom desempenho e se mantém em primeiro lugar nos resultados parciais, com 11 pontos. Ricardo começou bem, levando o terceiro lugar na regata inicial e a primeira posição na seguinte. No segundo dia ele manteve a primeira colocação nas duas regatas, mas na quarta (19) terminou em segundo e terceiro lugares.

Classe RS-X feminino: O windsurfe feminino brasileiro tem Patricia Freitas como representante. Ela tem mostrado um desempenho consistente e está em primeiro lugar na colocação parcial, com apenas oito pontos, quase metade da segunda colocada. No primeiro dia de provas aconteceu apenas uma regata da categoria, na qual a atleta ficou em segundo lugar. No dia seguinte acontecerem três regatas e Patricia se saiu muito bem, ganhando todas. Na quarta-feira ela ficou em segundo na regata cinco, mas levou novamente o primeiro lugar na regata seis.

Classe J24: A equipe está em segundo lugar, com 15 pontos no resultado parcial, quatro a mais que os Estados Unidos. O Brasil conseguiu o segundo lugar na primeira corrida de segunda-feira (17), caindo uma posição na segunda etapa. O dia seguinte foi mais proveitoso e nossa equipe levou o primeiro lugar nas regatas de número três e quatro. Ontem o resultado não foi tão bom. Eles ficaram em segundo lugar em uma das regatas e em sexto na outra.

Classe lightning: A equipe também está em segundo lugar nas parciais, com 18 pontos, mas apenas um a mais que o primeiro colocado. Eles conseguiram um primeiro lugar na segunda regata, mas haviam terminado em terceiro na primeira fase. Na regata três, cairam para sétimo e na quarta subiram para segundo lugar na geral. Ontem, eles conseguiram o segundo e terceiro lugar nas regatas de número cinco e seis, respectivamente.

Classe snipe: O Brasil mantém a liderança, com 17 pontos, quatro a menos que o segundo colocado. A equipe ficou em quarto na primeira regata, mas conseguiu o primeiro lugar na segunda. Nas regatas três e quatro levou o terceiro e quarto lugar, na quinta a equipe terminou em terceiro, mas na última de quarta-feira conseguiu ser a primeira colocada.

Classe laser: Bruno da Silva representa o país na classe laser, mantendo o terceiro lugar nos resultados parciais, apesar de uma piora dos resultados nos dias finais da primeira fase. No primeiro dia de provas, Bruno levou o segundo lugar nas duas regatas. O segundo dia foi um pouco pior, com o décimo lugar na regata três e quarto na seguinte. Nas regatas de quarta-feira ele conseguiu o quinto e o sétimo lugares.

Classe laser radial: A classe apenas para mulheres tem como representante nacional Adriana Kostiw, que está em décimo lugar, com 50 pontos. Ela levou o quarto lugar nas duas regatas do primeiro dia, mas na terça (18) o desempenho caiu um pouco. Ela ficou em 12º lugar na regata três e em 10º na quarta. No dia seguinte, os resultados se mantiveram parecidos, com um 11º na regata cinco, seguido da nona colocação na regata seis.

Classe hobbie: Os dois brasileiros estão em segundo lugar pelos resultados parciais, com apenas um ponto a mais que o líder. A dupla levou o segundo lugar nas regatas do primeiro dia, mas no dia seguinte ficou na quinta e sexta posições. Ontem, os resultados melhoraram, com um segundo lugar e uma primeira colocação nas regatas finais antes da pausa.

Classe sunfish: Matheus Dellagnello compete pelo Brasil e se mantém forte no primeiro lugar do placar parcial. Ele está com dez pontos, enquanto o segundo colocado já tem 21. No primeiro dia, Matheus conseguiu um segundo lugar na regata inicial e a primeira colocação na regata seguinte. O segundo dia de provas começou bem, com uma primeira colocação na prova três, mas ele acabou ficando em quarto na seguinte. Para finalizar a etapa inicial da vela, Matheus conquistou a primeira colocação nas regatas cinco e seis.

Este texto foi escrito por: Da Redação