Webventure

Quebra na embreagem atrapalha etapa de Guilherme Spinelli


Quebra inesperada atrapalhou Guiga e Palmeiro (foto: David Santos Jr)

Direto de La Serena – Melhor brasileiro no Dakar até agora, Guilherme Spinelli teve sua primeira quebra mecânica, na etapa entre Copoapó e La Serena, no Chile. Um problema na embreagem do Racing Lancer impossibilitou o piloto e o navegador Felipe Palmeiro de seguirem na etapa. Após substituir a peça, a dupla terminou o dia na décima oitava colocação.

Spinelli e Palmeiro trocaram a embreagem no meio das dunas do Deserto do Atacama. “Temos o único veículo do grid com a embreagem fora da caixa de marchas, acessível para trocas. E levamos uma suplente no carro. Se não fosse por isso ainda estaríamos na duna até agora”, explicou o brasileiro.

Para o piloto, um pequeno defeito na etapa de domingo pode ter sido o causador da quebra de hoje. “Acho que em função do simples problema de ontem, de um cabo que traciona a marcha ré, acabamos sacrificando a embreagem, e hoje na subida de uma duna ela quebrou”, disse. Com a peça avariada o carro ficou travado em primeira marcha e a dupla teve dificuldades em substituí-la. “O macaco hidráulico não funcionou, tivemos que usar o manual. Foi difícil alcançar o local onde fica a embreagem, pois o carro estava perto do solo. Perdemos um bom tempo”, lamentou Spinelli.

Sorte – Apesar da avaria a dupla manteve a oitava colocação no resultado acumulado do Dakar. Foi ultrapassada pelo atual campeão, Giniel de Villiers, porém ganhou a vaga do polonês Krzysztof Holowczyc, que teve problemas na tração.

Ainda assim, a oitava posição está ameaçada, de acordo com o brasileiro. “Conseguimos manter a mesma posição na classificação geral, porém com os próximos três carros bem próximos de nós. Esse problema pode se agravar amanhã, já que vamos largar em décimo oitavo atrás de alguns caminhões, e o dia terá muita poeira”, contou.

Na classificação geral, Spinelli está pouco menos de meia hora atrás de Villiers, e é ameaçado por mais três veículos. O russo da BMW Leonid Novistskiy está cerca de 15 minutos atrás, Robby Gordon, de Hummer, a 19 minutos, e seu companheiro de equipe JMB Stradale/Mitsubishi, Orlando Terranova, a 21 minutos.

A etapa de amanhã termina em Santiago, capital chilena, com 238 quilômetros cronometrados. Entre os desafios estão principalmente pistas rápidas de terra e uma passagem por leito de rio seco.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa/ Webventure