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Quebras e dificuldades no primeiro dia de Baja Ceará

Redação Webventure/ Offroad

Klever Kolberg  da equipe BR Lubrax  na segunda especial de ontem: muita areia (foto: Divulgação)
Klever Kolberg da equipe BR Lubrax na segunda especial de ontem: muita areia (foto: Divulgação)

Sol escaldante, 80km de areia e muitas dunas. Assim foi a principal especial do primeiro dia do Baja Ceará, prova que abre a Copa Baja Brasil e o Brasileiro de Rally Cross-Country, realizada ontem em Fortaleza (CE).

A primeira especial foi leve com 42 km de muita lama e estradas de piçarra. Sem grandes dificuldades, todos completaram o trecho sem maiores problemas. a Segunda especial fez juz a sua fama, aguardada como o trecho mais temido do dia, deixou muita gente em maus lençóis.

Muito comparada às mais desgastantes provas do mundo, a especial realizada na região de Canoa Quebrada, exigiu muito preparo físico de pilotos e navegadores, além de resistência absoluta dos carros, motos e quadriciclos.

Píblico e dunas – O público acompanhou diversos trechos do percurso, e vibrou com as ultrapassagens sobre as dunas de Canoa Quebrada, os bugueiros em vês de levarem seus turistas para os famosos passeios radicais da região, fizeram questão de leva-los para acompanhar a emocionante especial.

Com ultrapassagens, atoladas, quebras e vôos impressionantes sobre as dunas do Ceará, personalidades do esporte como Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti atuais líderes na categoria T3.diesel no mundial de rally cross country, consideraram a etapa como superior em desgaste físico e de veículos , a etapas do Dakar.

Segundo Fadigatti, o desgaste físico, em virtude do sol escaldante junto à umidade da região do litoral do Ceará, somada as dificuldades e excelente qualidade técnica do percurso, transformaram este dia em uma competição de bastante desafiadora.

Mesmo os pilotos do Ceará acostumados a competir na região sofreram com o forte sol e o desgaste. Riamburgo Ximenes e Rogério Almeida, a mais cotada dupla do Ceará, mesmo correndo com um carro sem preparação original, mostrou rapidez e agilidade, tanto que chegou a ultrapassar Kléver Kolberg que largou 2min a sua frente.

Mas na segunda volta da segunda especial do dia, o carro teve problemas com seu sistema de alimentação de combustível e foi obrigado a parar. Este é o primeiro ano que Riamburgo corre pela Troller. Mas, não foi somente ele que teve problemas. A dupla da Mitsubishi Guilherme Spinelli e Giba Barricati, também foi obrigada a parar logo na primeira especial com o carro totalmente afundado em uma região de lama e areia.

Já a Chevrolet, teve problemas e Edio Futcher , atual campeão do Rally Internacional dos Sertões, também parou na primeira especial com problemas no motor .
Para hoje, é esperado um trecho de 100km, no qual todos os competidores deverão cumprir duas voltas.

Até as 6h de hoje, segunda-feira, os resultados oficiais ainda não haviam sido divulgados.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 30, 2001

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