Webventure

Queimadas preocupam Gerard Moss em sobrevôo na Bahia

O aviador Gérard Moss, que acaba de completar a volta ao mundo em um motoplanador, teve duas surpresas ao sobrevoar terras brasileiras na semana passada: uma boa e uma ruim.

A boa foi conhecer a Chapada Diamantina, onde desligou o motor e ficou uma hora e meia planando, curtindo a beleza da paisagem. “Fiz 55 mil quilômetros ao redor do mundo para chegar a conhecer esse local maravilhoso tão perto de casa,” disse o piloto.

A surpresa desagradável foi dar de cara com muitas queimadas nos arredores de Vitória da Conquista. A fumaça formava uma gigantesca nuvem de poluição atmosférica, algo que interessa muito ao aviador que justamente coletou dados sobre a poluição do ar durante o percurso global.

Ao chegar mais perto, ele percebeu que era uma queimada proposital, destruindo ainda mais os pequenos quadrados de floresta que sobram na região. Após um inverno de chuvas esparsas, era um dos poucos pedaços de terra ainda verdes. Segundo Moss, as fotos, com as coordenadas geográficas das queimadas, estão à disposição das autoridades competentes.

O projeto Asas do Vento conta com o patrocínio da Embratel e da Victorinox, e a parceria do Grupo Aeromot e do Banco Santos.

Este texto foi escrito por: Webventure