Queimaduras são relativamente comuns na vida ao ar livre. Uma fogueira pode ficar fora de controle, um fogareiro pode dar problema e, na pior das hipóteses, você pode ter a infelicidade de ficar preso no meio de um incêndio florestal. Saiba o que fazer.
As queimaduras são classificadas de acordo com a profundidade que penetram na pele e com o tamanho da superfície atingida.
Tipos de queimaduras
de primeiro grau: afeta apenas a camada superficial da pele (epiderme), que fica avermelhada e dolorida. Não há formação de bolhas. Queimaduras solares são normalmente de primeiro grau.
de segundo grau: queimaduras que, além da epiderme, afetam a camada intermediária (derme) também. Existe a formação de bolhas, e são muito dolorosas. Os pelos podem ficar aderidos aos seus folículos.
de terceiro grau: são queimaduras graves, que penetram em todas as camadas da pele, atingindo inclusive músculos e vasos sangüíneos. A pele fica esbranquiçada ou de coloração vermelho vivo ou acastanhado. A textura se assemelha ao couro e não há presença de pelos aderidos aos folículos. Há ausência de dor, por causa da destruição dos nervos sensoriais. Pode haver dor ao redor destas queimaduras, devido a queimaduras de segundo e terceiro grau.
Cálculo da superfície corporal queimada (SCQ)
Existe um método bastante simples para se calcular a superfície corporal queimada (SCQ): o Método de Wallace, também conhecido com o Regra dos Nove. Esta regra emprega valor igual a nove ou múltiplo de nove às partes atingidas, nove para cada membro superior, 9% para cabeça, 18% para cada membro inferior, 18% para cada face do tronco e um para genitália. Use-a para estimar o percentual atingido pelo fogo.
Regra dos nove
Cabeça 9%;
Braços 9% cada um;
Tronco 36% (face anterior e posterior);
Pernas 18% cada uma;
Genitália 1%
Gravidade das lesões
As lesões são classificadas quanto à sua gravidade em relação à SCQ e à idade da vítima. Crianças menores de 3 anos a adultos maiores de 65 anos com SCQ maior que 5%, maiores de 3 anos com SCQ maior que 10% e adultos com menos de 65 anos com SCQ maior que 15% são considerados vítimas em estado de risco, devido à gravidade das lesões.
Evacuação das vítimas
As condições a seguir requerem tratamentos com fluidos intravenosos e intervenções cirúrgicas, portanto, a evacuação deve ser imediata.
Bolhas cobrindo mais de 5% da superfície corporal;
Bolhas em locais críticos, como na face, olhos, orelha, mãos, pés e genitália;
Queimaduras profundas em mais de 10% da superfície corporal;
Queimaduras acompanhadas de outros ferimentos, como lesões na cabeça, na coluna cervical entre outros;
Em queimaduras de primeiro grau, não existe a necessidade de remoção da vítima, a não ser que a SCQ seja superior a 20% e esteja acompanhada de febre, náusea e vômitos.
Formas de tratamento para queimaduras em geral:
Remova a fonte de calor ou afaste a vítima da mesma, o mais rápido possível. Se for necessário, extinga as chamas com um cobertor;
Remova jóias, roupas e demais objetos que estejam no local da queimadura. Porém, não puxe objetos que estejam presos à pele;
Irrigue a queimadura com água fria e limpa para retirar de sujeira e abaixar a temperatura do local. NUNCA aplique gelo a uma queimadura, pois este procedimento aumenta a gravidade do ferimento;
Eleve a extremidade atingida para evitar inchaço;
Se a superfície corporal atingida for superior a 20%, cuidado com hipotermia. Proteja o corpo da vítima com um cobertor de emergência ou manta aluminizada;
Procure hidratar a vítima com água fresca. Caso seja possível, ministre água com sais de hidratação.
Tratamento para queimaduras solares e de primeiro grau
Limpe com cuidado a área queimada. Use sabão e água morna. Seque em seguida;
Coloque compressas umedecidas com água fria para aliviar a dor;
Nunca coloque manteiga, pasta de dente ou qualquer outra substância.
Tratamento para queimaduras em segundo grau
Limpe com cuidado a área queimada. Use sabão e água morna. Seque em seguida;
Nunca fure as bolhas formadas. Caso elas rompam, retire a pele morta com uma tesoura estéril. Use luvas de procedimento;
Aplique uma pequena camada de antibiótico tópico na queimadura;
Cubra a queimadura com bandagem estéril não-aderente e prenda com uma gaze;
Caso a vítima sinta dor, dê um analgésico;
Mude o curativo todos os dias. Se perceber sinais de infecção (febre, vermelhidão, inchaço ou, pús), abra a bolha e irrigue com água limpa. Procure imediatamente um médico.
Tratamento para queimaduras de terceiro grau
Lembre-se do ABC da Vida. Verifique as vias aéreas, respiração e circulação. Inicie ventilação artificial ou Ressucitação Cardio-Pulmonar (RCP) se necessário.
Limpe com cuidado a área queimada. Use sabão e água morna. Seque em seguida;
Proceda da mesma forma que o tratamento de queimaduras de segundo grau, porém, leve a vítima imediatamente a um hospital.
Este texto foi escrito por: Pedro Lacaz Amaral