Bugue é um dos passeios mais procurados (foto: Divulgação/ Madoka Kitani)
A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) realizou uma pesquisa para levantar qual é o perfil do turista de aventura no Brasil. O experimento, desenvolvido em conjunto com o Programa de Promoção e Comercialização Nacional, teve seus resultados divulgados e traz informações sobre as preferências e o comportamento do visitante.
A análise foi feita com pessoas entre 18 e 59 anos de idade, que viajaram no Brasil nos últimos 12 meses, que pagam ou pagariam por uma viagem de turismo de aventura ou ecoturismo, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, entre outras amostras.
A pesquisa revelou que muitos brasileiros procuram as viagens voltadas para o contato com a natureza, seja para diversão ou prática de atividades. No último ano, a média nacional de viagem dentro do Brasil foi de 5,3 vezes; e de acordo com a classe social, o número de passeios aumenta. Dentre os pesquisados, os mineiros são os mais viajantes, com 5,47 vezes ao longo de doze meses, seguidos dos paulistas com 5,14.
Das 904 pessoas que responderam às perguntas feitas, 32% preferem a região Nordeste do Brasil para viagens de natureza e aventura. Em um empate técnico, com 25%, aparece a região Sudeste. A região Centro-Oeste ficou com 13% e Norte e Sul do país com 9% cada. A busca em cada região, ou pelo menos o que os pesquisados mais valorizam na busca pelo seu destino são cachoeiras, rios e mares, com a preferência de 46%.
As atividades – Foram exibidas 24 atividades aos 904 entrevistados da pesquisa e o bugue e a cavalgada lideram a pesquisa das atrações já praticadas, com 36% cada. Em seguida, aparece a caminhada (31%), tirolesa (27%), observação da vida selvagem (22%), mergulho (21%) e canoagem (20%).
E a avaliação feita pelos turistas foi positiva: nenhuma das atrações teve nota média abaixo de 7,5. Entre as mais pontuadas, ficaram o mergulho e o rafting, com 9,07 e 9,06 respectivamente; e o bungee jump, com 8,98 da média.
Ainda em busca de opções, 70% desejam praticas mergulho e andar de bugue, 61% realizar a observação da vida selvagem, andar de quadriciclo e veículos 4×4 e voar de balão.
Dentre os analisados na pesquisa, os clientes atuais, que estão abertos a qualquer aventura, são a maioria, ocupando 68% da análise. Os clientes convictos, que já estão no mercado e que já praticaram mais de 10 atividades de aventura são a menor faixa, com 4%. Os que nunca praticaram, mas tem intenções de realizar algum esporte totalizam 28%.
Clique aqui e confira os melhores destinos para suas aventuras!
Este texto foi escrito por: Redação Webventure