No Campeonato Mundial de Atletismo na final dos 10.000 metros o grande favorito era o etiope Haile Gebrselassie que buscava seu quinto título mundial.
Mas o queniano Charles Kamathi surpreendeu a todos vencendo a prova e tornou-se o novo campeão mundial dos 10.000 metros.
Os etiopes Haile Gebrselassie, Habte Jifar, Assefa Mezgebu e Yibeltal Admas como estratégia correram em equipe sempre mantendo a liderança.
Assefa Mezgeb alcançou a marca dos 5 Km com o tempo de 14:15.11.
Charles Kamathi, na última volta com uma fulminante arrancada assumiu a liderança deixando os etiopes para trás e cruzou a linha de chegada com o tempo de 27:53:25.
A medalha de prata ficou com Assefa Mezgebu com 27:53:57 e a de bronze foi para Haile Gebrselassie com a marca de 27:54:41.
Essa foi a primeira competição que Gebrselassie disputou desde que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Sydney. Gebrselassie foi submetido a uma cirurgia no tendão de aquiles, mas, deixou claro que estava bem preparado para a disputa:
“Estou em boa forma e não estou desapontado com o resultado”, afirmou.
Haile não perdia na distância desde 1993, como também, não sabia o que era derrota desde 1996, seja qual fosse a distância.
Já o campeão Kamathi que é policial em seu país e que em 1999 surgiu como grande promessa ao correr a distância em 26:51.49 (tempo mais rápido daquele ano e quinta melhor marca da história) afirmou:
“Bater Haile foi muito importante para mim”, comemorou Kamathi.
Este texto foi escrito por: Harry Thomas