Foto: Pixabay

Quer encarar a Trango Tower com Niclevicz?

Redação Webventure/ Montanhismo

Niclevicz no cume do K2  em julho passado (foto: Divulgação)
Niclevicz no cume do K2 em julho passado (foto: Divulgação)

Niclevicz está aceitando voluntários para sua próxima empreitada: escalar a Trango Tower, torre de granito com 6.251m, no Paquistão – uma mistura de escalada em gelo e big wall. O novo projeto do alpinista mais reconhecido do Brasil foi anunciado hoje, em São Paulo, e, conforme ele antecipou à Webventure, vai inclui outros sete brasileiros, trazendo Niclevicz de volta à região do K2. Já estão confirmados o carioca Sérgio Tartari, parceiro de Eliseu Frechou na rocha, e o paranaense José Luiz Hartmann.

Depois de se tornar, ao lado do teresopolitano Mozart Catão, há cinco anos, o primeiro brasileiro a escalar o Everest (maior montanha do mundo, com 8.848m), será a primeira vez que Niclevicz realiza uma grande expedição acompanhado atletas nacionais. “Só será admitido quem for um exímio escalador de rocha e gelo, e que já tenha experiência em ‘big wall’ (escalada de grandes paredes de rocha)”, avisa o paranaense. A equipe só estará totalmente definida em março de 2001, mas os treinos vão começar em janeiro.

Inédito, outra vez – Há quase três meses Niclevicz foi também o primeiro brasileiro a escalar o K2, a segunda maior montanha do mundo (8.611m). A Trango Tower, por sua vez, nunca foi escalada por um latino-americano. “Ela surge na metade do caminho rumo ao K2, à esquerda do Glaciar Baltoro, e sua face leste é a maior parede vertical do mundo, com 1.500 metros de altura”, explica Niclevicz. Também conhecida como Nameless Tower (Torre Sem Nome), foi conquistada em 1976. Sua segunda ascensão aconteceu apenas 11 anos depois e, até hoje, somente 72 alpinistas em apenas 24 expedições tiveram êxito.

Para alcançar a montanha, os brasileiros irão por uma rota usada apenas sete vezes anteriormente, a Pilar Sudeste (também chamada Eslovena ou Iugoslava). Trata-se de uma parede que exige pleno domínio de técnicas de big wall. Trechos em 90 graus e em negativo são freqüentes nesta via de nível 7b (a escala de dificuldade de escalada em rocha vai até 8c).

Preparativos – A expedição ao Trango Tower deve durar cerca de 40 dias. Antes disso, Niclevicz pretende fazer treinamentos no Cerro Catedral, na Argentina, no Half Dome e no El Captain, big walls do parque americano Yosemite. O preço da empreitada ainda não está fechado.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: novembro 30, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure