Boulder é o estilo de escalada que permite ao praticante ficar o mais em contato possível com a natureza. Isso porque a modalidade não requer o uso de cordas ou outros equipamentos de segurança, a única coisa que pode ser usada além da sua própria força é um colchão, que deve ficar posicionado abaixo da pessoa para amortecer o impacto em caso de queda.
No Brasil, a modalidade começou se popularizar no início do século XXI e o número de praticantes só vêm aumentando a cada ano. Se você quer praticar boulder o ideal é procurar um dos grupos espalhados por todo o país. Ter alguém para te iniciar na modalidade ajudará muito.
E seguir algumas dicas do Webventure também!
Não tenha pressa
Ao começar a praticar escalada, o mais importante é ir devagar. Não importa o quanto você vá demorar, pense sempre no objetivo que é não cair. Quanto mais concentrado você estiver, melhor.
A escolha do local
Já conhecer o local é sempre bom, não é só ver uma rocha e sair escalando, alguns lugares têm mais rochas soltas do que outros, elas são sempre um perigo para quem escala. A tarefa se torna mais fácil se você partir de áreas onde os obstáculos são menores, assim vá elevando o nível de dificuldade aos poucos e respeitando seus limites.
Um acompanhante é sempre bom
Apesar de ser uma modalidade que preza pela liberdade, levar alguém para acompanhar pode te ajudar a se sentir mais seguro, principalmente para quem está começando. A pessoa pode desde posicionar o colchão corretamente e te orientar o melhor caminho até ser seu segurança de corpo e te amparar na queda.
Arrisque-se!
Por exigir muito do corpo, não há um jeito certo de escalar, tudo depende do seu condicionamento físico e da forma com que você se sente mais confortável para ir subindo. Com o tempo é natural criar seus próprios movimentos.
+ Inscreva-se para o WTR Arraial do Cabo!
Você vai cair!
É normal se desequilibrar ou pisar em falso, por isso não fique desmotivado, quanto mais você praticar melhor ficará seu desempenho. Já que as quedas serão inevitáveis…
Aprenda a cair
Parece estranho, mas há diversas formas de cair e algumas o farão se machucar menos que outras. Por isso até na hora da queda é preciso ser cuidadoso para evitar fraturas e lesões. Com o tempo, é natural ir aprendendo a forma menos pior de cair, você deve ter como prioridade proteger a coluna e a cabeça.
O colchão será seu melhor amigo
Uma das principais causas de acidentes na prática de boulder, é justamente a falta do colchão. Muitos escaladores se arriscam confiando em sua força sem prever os riscos, por isso sempre leve o colchão e não seja autoconfiante demais. Nunca se sabe quando uma cãibra pode surgir…
Nem adianta ter muita vaidade…
É quase impossível sair sem nenhum arranhãozinho, unhas sujas, mãos calejadas e pó de magnésio para todo lado. Quem já pratica boulder há bastante tempo encara a escalada como um meio de se conectar com a natureza, então deixe para se arrumar depois e curta o momento.
Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes