Equipe Curtlo Lobo Guará estuda o mapa antes da largada (foto: Murilo Mattos/ Webventure)
Direto de Prado (BA) – Foi só na tarde deste domingo que as 36 equipes inscritas no Ecomotion 2011 receberam os mapas e o Road Book com todos os detalhes da oitava edição da maior corrida de aventura do país. Dentre as seis modalidades: Canoagem, Rapel, Escalada, Cavalgada,Trekking e Mountain Bike, apenas as duas últimas somadas terão 526 quilômetros. Após a última conferência, o percurso foi fechado com 615 km no total.
Logo após largarem no mar em uma perna de remo com 15 quilômetros, as equipes entram em um trecho de 33 quilômetros de Mountain Bike, para depois mais 80 de Trekking. Para Gabriela Carvalho, da Curtlo Lobo Guará, será um teste de resistência importante para a definição das colocações. Temos que tomar cuidado com os pés e pernas, já que serão quase 300 quilômetros acumulados de trekking e mountain bike até trocarmos para uma modalidade que descansa as pernas, como a canoagem. E, mesmo assim, serão apenas 11 quilômetros de remo, explica a atleta.
As expectativas da equipe são de ficar entre os dez primeiros colocados, aproveitando que as fortes equipes estrangeiras não vieram dessa vez, conta Gabriela. Um dos possíveis motivos para a ausência das equipes de ponta mundial é a saída temporária da prova brasileira do circuito mundial de corridas de aventura, o ARWS. Com um novo gestor a partir de 2011, o circuito e a organização da prova brasileira ainda não chegaram a um acordo, segundo Said Aiach Neto, diretor do evento. Com isso, os dois primeiros colocados do Ecomotion não terão direito à vaga no Campeonato Mundial de Corrida de Aventura, como de costume.
Comboio para a larada – Os atletas partiram do hotel La Isla, em Prado, no Extremo Sul da Bahia, em duas escunas sentido alto-mar para a largada do Ecomotion próximo das 10h da noite do domingo, para aproveitar a cheia da maré. A bordo, caiaques e remos para a primeira perna da competição, logo após o nascer do sol, 7h da manhã da segunda-feira. Nesse meio tempo os atletas ficaram confinados nas escunas, na concentração e segurando a ansiedade para a largada.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: abril 11, 2011