Largada da última etapa da Estrada Real. (foto: Roney Ribeiro)
A grande final do Circuito Estrada Real de Corrida de Aventura aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, na cidade de Lavras Novas (MG). Cerca de 70 atletas participaram da prova, que teve 75 km de percurso pela região.
A largada da prova foi dada às 9h de sábado e os últimos competidores concluíram a competição nas primeiras horas da manhã de domingo. Em um dia de chuva e muito frio, os atletas tiveram que enfrentar morros de mais de 3 km, cachoeiras, córregos, rios e cânions.
Vencedores – Na categoria Quarteto, surpresa no resultado. A equipe Quimera chegou na segunda colocação e conquistou o título do torneio. Foi uma prova duríssima, que exigiu muito da gente. Nossa sorte é que o visual era muito bonito e amenizava um pouco. Se já estávamos contentes em ter completado a prova, imagine quando soubemos que ficamos com o título, afirmou Carlos Vidal, um dos integrantes da equipe.
A equipe Carcará, que era a principal favorita ao título, estava em terceiro lugar – posição que lhe garantiria o troféu quando um dos integrantes teve que desistir da prova, por volta das 0h00. Foi uma pena. Fizemos uma prova muito boa e faltava menos de 8 km para chegarmos ao final da prova quando um dos nossos integrantes passou mal e tivemos de desistir, afirmou Lucas de Azevedo, que correu junto com Juliana Franqueira, Arthur Costa e Marcelo Faria.
A prova foi vencida pela equipe Trotamundo, que completou o circuito após cerca de 13 hs. Os últimos a completar a prova foram a equipe Yak´s, que finalizaram o trajeto depois de quase 20 horas de competição.
Na categoria Dupla, mais surpresas. A equipe EsSa, principal favorita ao título, cometeu um erro de navegação e ficou na 10ª colocação. Com isso, a disputa para a primeira colocação ficou entre Dinossauros do Mountain e Passos Selvagens. A primeira colocação do Passos Selvagens chegou a dar a eles alguma esperança de título, mas os Dinossauros do Mountain chegaram em terceiro e garantiram a vitória no circuito.
Na categoria Solo, quem levou a prova foi Ricardo Yamaguchi, mas o título ficou com Ricardo Guillarducci, que havia vencido as duas primeiras etapas. Vim machucado para esta etapa e corri só para garantir o título. Valeu muito a pena. Nunca tinha feito uma corrida com um visual tão bonito, a cidade é maravilhosa, afirmou o campeão.
Em 2006, o Circuito Estrada Real de Corrida de Aventura contará com uma série de novidades. A principal deve ficar por conta da criação da categoria Turismo, que terá trajetos menores para que as pessoas se iniciem no esporte. Mais informações sobre a prova no site www.estradareal.org.br.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 6, 2005