Condições climáticas no Cho Oyu não eram as melhores (foto: Arquivo Helena Coelho)
Nesta segunda-feira, dia 24 de maio, o argentino, radicado no Brasil Maximo Kaush conquistou o cume do Cho Oyu, com 8.201 metros de altitude. No domingo, o montanhista, ao lado do britânico Alex Holt e Sherpa Palden Nima, concluíram o ataque em 8 horas, em condições climáticas desfavoráveis.
Com muita neve, a única expedição que chegou ao cume, além de Maximo, foi a expedição Adventure Peaks. Esta temporada está sendo considerada uma das piores em relação às condições climáticas, o que deixou muitos montanhistas ainda nos acampamentos do Cho Oyu. Está nevando e não conseguimos ter uma boa visão no momento. Deu tudo certo para chegar ao cume. Demoramos 8 horas para chegar aqui, relatou Maximo logo que conquistou o cume.
Nesta terça-feira, 25, Kaush inicia a descida para o acampamento base avançado. O montanhista realizou um mês de aclimatação na montanha, mas contou com um imprevisto: ele teve cólera, mas já se recuperou da doença que contraiu no Tibete. Esta é sua segunda conquista na montanha, já que Maximo já havia subido o Cho Oyu em 2008, sem o auxílio de oxigênio.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 25, 2010