Rafael Campos prepara-se para checagem de equipamentos (foto: Marina Verdini/ Quasar Lontra)
Rafael Campos, da equipe Mitsubishi Quasar Lontra de corridas de aventura, é um dos únicos brasileiros que está na Between Two Continents (B2C), a primeira corrida de aventura solo internacional, que começa hoje pela manhã na Costa Rica.
Rafael, considerado pelo meio esportivo um dos atletas mais completos de corrida de aventura (ele é navegador desde 1999), terá o apoio de Marina Verdini, da mesma equipe. Ambos foram convidados para a primeira edição da prova, que reunirá aproximadamente 25 competidores.
A prova terá 150 quilômetros os competidores receberam ontem o mapa de percurso, com escalada de 1:50 mil, a mesma usada no Brasil em corridas de aventura. Mas o diferencial é que vamos receber as coordenadas dos PCs conforme formos chegando neles, explica Rafa. Ou seja, a cada posto de controle os competidores terão de plotar (traçar a coordenada de acordo com dois referenciais) o próximo PC no mapa.
O atleta brasileiro da Quasar Lontra diz ainda que entre as modalidades não haverá canoagem no mar. Mas os famosos rios da Costa Rica, uma das melhores opções do mundo em rafting, devem estar no percurso. A largada ele já sabe: será uma travessia a nado.
Detalhes da organização – Os organizadores do Between Two Continents são Randall Bermudez (do último Eco-Challenge realizado, nas Ilhas Fiji, em 2002), Sergio Sanchez (do Coastal Challenge) e Andres Vargas. Eles adiantam que o percurso tem uma variação de altitude de quase 2 mil metros, com temperaturas que variam de 12ºC pela manhã e 35ºC durante o dia.
Entre as modalidades praticadas estão trekking, orientação por cartas, canoagem, natação, descida em rapel, mountain bike e canyoning.
Nomes internacionais importantes das corridas de aventura estarão na prova, dentre eles Paul Romero, Danelle Ballengee (da equipe de Ian Adamson), Ruben Mandure (Uruguai) e Ernesto Rivas (México). Além de Rafael Campos, outros dois brasileiros estarão na prova: Maurício Esteves e Marcos, da equipe Cosa Nostra, do Rio Grande do Sul.
A equipe Mitsubishi Quasar Lontra tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, apoios de Trek, GU, Thule, Academia Reebok Sports Club, Oakley, Hidro 2, Ciclo Caravelle, Viasport, Assessoria Esportiva 4 Any 1, Headwear e Academia Competition.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani
Last modified: abril 12, 2006