Rafal é um dos precursores do off-road na Polônia (foto: Stepan Norair Chahinian)
Com quase 20 anos de carreira, Rafal Sonik tem uma história importante para o off-road da Polônia. O piloto tem cinco títulos na categoria Enduro no campeonato polonês, é presidente da Associação Polonesa de Quadriciclos. Preparado para encarar desafios maiores, arriscou se no Rally Dakar e no Sertões, (na qual garantiu sua primeira vitória internacional).
A primeira tentativa de participar do Dakar foi em 2008, mas com o cancelamento da prova, o sonho ficou para 2009. E neste ano, Sonik foi o único polonês na categoria quadriciclos e logo impressionou: garantiu a 3ª posição, a melhor entre todos os participantes da Polônia no maior rali off-road do mundo.
Em 2010, novamente entre Chile e Argentina, o piloto chegou a vencer uma especial da prova e garantiu a 5ª posição geral. Rafal contou com imprevistos durante a prova, como um pneu danificado e também combustível adulterado.
No Sertões – Maravilhado com o país em sua primeira visita, Rafal Sonik garantiu o título do Rally dos Sertões com uma ampla vantagem para o segundo colocado. O piloto venceu quatro especiais ao longo dos dez dias de disputa e a vantagem só cresceu. Ao final, foram mais de 2 horas de vantagem.
Eu nunca estive no Brasil antes e eu amei. Poderia ser melhor imaginar se eu voasse em um avião ao invés de estar pilotando. Após a especial, ao passar por uma vila pilotando a 20 km/h, tinham muitas pessoas em uma parte da rodovia e eu pensei ‘Meu Deus, estou no céu!’. Foi maravilhoso, é uma oportunidade única de pilotar em lugares lindos assim. É inacreditável
Este texto foi escrito por: Redação Webventure