A grande novidade da terceira etapa do Ranger Eco Adventure, que acontece em Natividade da Serra (SP) com cobertura do Webventure, neste fim de semana, é o rafting. Na região, localizada perto da praia paulista de Caraguatatuba, se encontra o Rio Paraibuna, último grande rio preservado do estado de São Paulo.
Na prática do rafting os rios se classificam em níveis que vão dos números 2 ao 6 (de maior dificuldade). O trecho em que se realizará a prova está entre 2 e 3. Não poderíamos colocar equipes, que contêm crianças num rio de nível 5. Além disso o rio está com um baixo volume de água. Isso vai exigir muita interatividade da equipe com o instrutor, relatou João Eduardo, sócio-proprietário da Cia de Rafting, realizadora da atividade na região.
Serão três modelos de botes. Todas as equipes receberão instruções básicas de comandos de rafting antes de entrarem no barco, além dos equipamentos de segurança, colete salva-vidas e capacete. Segundo João Eduardo esta é uma atividade que vem crescendo cada vez mais. A inclusão dessa modalidade na prova vai promover ainda mais a integração entre os participantes. Essa é uma das grandes características do esporte: trabalho em equipe.
Os times além de exercitar os músculos numa descida emocionante pelo Rio Paraibuna também receberão informações sobre a fauna, flora e história local. Todos instrutores da Cia de Rafting são monitores ambientais e passam toda a noção de preservação e conscientização do meio ambiente.
O Webventure realiza esta cobertura com patrocínio de Ford e apoio de By.
Este texto foi escrito por: Carol d’Essen