Foto: Pixabay

Rafting no Rio Caí

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Rafting no Rio Caí (foto: Divulgação Central Sul Raft)
Rafting no Rio Caí (foto: Divulgação Central Sul Raft)

O Rio Caí nasce nos Campos de Cima da Serra, dividindo as cidades de Montenegro e São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul, e deságua no Rio Guaíba. No trecho que passa nas cidades de Gramado e Nova Petrópolis (RS), suas corredeiras são apropriadas para rafting.

Indicada para pessoas experientes, a descida tem 21 quilômetros, de Gramado a Nova Petrópolis, com duração de cinco a seis horas.

As corredeiras desse trecho são de classes IV e V. As principais são as Corredeiras da Garganta e a dos Porquinhos, além da Cachoeira Gotarda, de cinco metros, onde é feita uma portagem.

A Corredeira da Garganta de divide em duas e seu lado esquerdo é mais forte. A Corredeira dos Porquinhos, dependendo do nível do rio, pode apresentar ondas grandes.

Durante o rafting as pessoas ainda podem observar a paisagem, composta por montanhas e vegetação nativa.

Como chegar – Saindo de Porto Alegre, o motorista deve seguir pela BR-116 até a cidade de Nova Hamburgo, quando entra na RS-239. Na cidade de Taquara seguir pela RS-115 até Gramado.

Comentário – O melhor período para descida é entre os meses de junho e setembro, quando ocorrem as chuvas. Esse rio não tem controle de água por hidroelétrica, o que dificulta operação do rio com seu nível normal. É importante levar repelente e protetor solar.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 16, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure