Webventure

Rafting no Rio das Almas


Descida emocionante das Quedas do Himalaia (foto: Divulgação Ativa Rafting)

O Rio das Almas tem em seus últimos seis quilômetros o melhor trecho de rafting indicado para pessoas com experiência no esporte. O trecho fica antes da cidade de Nilo Peçanha e é classe III. O rio, que nasce perto de Gandú, percorre aproximadamente 100 quilômetros até desaguar no mar, em Nilo Peçanha, na Costa do Dendê (BA).

A partida do rafting é da Fazenda Bernardo e, após sete quilômetros numa média de duas horas, termina no Sítio do Geraldo, onde a água do rio se encontra com a do mar.

As principais corredeiras são as Ondas da Ménia, Quedas do Himalaia, Labirinto, Corredeira do Slalom, Babaloo, Maçarico e Ping-Pong. O percurso é técnico e apresenta desafios, desde a portagem na cachoeira do Oco até a emocionante “Quedas do Himalaia”.

Além da descida de rafting, os visitantes podem ver toda a beleza das margens cobertas por Mata Atlântica, além de plantações de dendê, guaraná e cravo. Raramente se encontra nativos na região.

Como chegar – Saindo de Salvador, o visitante deve pegar o ferry boat da Baía de Todos os Santos, que sai na rodovia BA 001. Na rodovia, seguir em direção a Valença, passando a Ponte do Funil e a cidade de Nazaré. Continuar pela BR 001, a partir de Valença são mais 30 quilômetros até Nilo Peçanha.

Comentários – As corredeiras começam após os 10 minutos iniciais, primeiro algumas bem fracas, mas logo encontra-se o primeiro desafio de classe III, a queda do Caldo.

A seguir os Dois Degraus e logo após a cachoeira do Oco, onde prefere-se a portagem pela margem. A descida é possível somente com nível baixo, e ainda assim apenas com os mais corajosos.

Este texto foi escrito por: Webventure