Webventure

Rafting no Rio das Antas

O Rio das Antas percorre desde os municípios de Cambará do Sul e Bom Jesus, no Planalto, até desembocar no rio Jacuí, em Triunfo, já com o nome de Taquari devido à confluência com o rio Turvo. Uma das atrações do rio é o rafting, praticado entre as cidades de Nova Pádua e Nova Roma do Sul (RS).

O rafting nesse rio pode ser praticado tanto por iniciantes como profissionais, com corredeiras de classe II a V. Os turistas iniciam a descida 300 metros antes da Balsa de Nova Pádua e Nova Roma do Sul e remam durante 11 quilômetros por aproximadamente 2h30 a 3 horas, dependendo do nível do rio.

As principais corredeiras no trajeto são: Armagedon, Garganta do Diabo e Canina. A aventura começa com uma portagem na corredeira Armagedon, que é de nível VI.

A corredeira Garganta do Diabo é um mini cânion, onde os aventureiros podem pular de uma pedra de 6 metros de altura para cair numa parte mais calma do rio. A corredeira Canina é a última e a mais difícil do percurso.

Além da descida de rafting, os turistas podem ver toda a beleza do vale do Rio das Antas e sua vegetação nativa.

Como chegar – De Caxias do Sul, o motorista deve seguir pela RS 122 até Flores da Cunha, onde irá dobrar a direita em direção a Nova Pádua e depois seguir até a balsa que liga o município de Nova Pádua até Nova Roma do Sul.

Comentário – O lugar é fantástico, o trecho está localizado entre os dois municípios na serra gaúcha. Existe um declive de cerca de 400m da cidade de Nova Pádua até o rio. De um ponto da cidade, chamado Belvedere Sonda, é possível apreciar a vista e contemplar as belezas do rio e do vale, além de visualizar de cima o Cachoeirão, nome dado ao primeiro trecho de corredeiras formado por cânions.

Este texto foi escrito por: Webventure