Rafting no Rio Ribeira do Iguape (foto: Divulgação Praia Secreta)
O Rio Ribeira do Iguape nasce na Serra do Paranapiacaba e deságua no Oceano Atlântico, próximo a cidade de Iguape (SP). Na cidade de Cerro Azul (PR) o rio tem corredeiras calmas, apropriadas pra a prática de rafting por iniciantes.
O trecho de descida do rafting tem 11 quilômetros, com duração de aproximadamente 2 horas. As corredeiras são de classe II e as principais são: Corredeira do Zé, Mutante e Trem de Ondas.
A corredeira do Zé é a primeira e quando o nível de rio aumenta forma-se um grande buraco em seu lado direito. Já na corredeira Mutante, cada passagem é uma surpresa, e dois buracos garantem a emoção nesse trecho. Logo em seguida encontra-se uma das paisagens mais bonitas do rio.
A Trem das Ondas é a última das corredeiras e conta com uma série de três a cinco ondas (a quantidade varia de acordo com o nível do rio).
Como chegar – A partir de Curitiba são 85 quilômetros até Cerro Azul. O motorista seguirá pela rodovia estadual PR 092. A base da operadora fica na Estrada da Mineradora.
Comentários – Existe uma barragem em fase final de aprovação que transformará os trechos de Rafting do rio em uma represa. Vale a pena conferir antes que acabe. A paisagem da região é montanhosa e é coberta por uma floresta de transição entre a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 15, 2006