Entrada do acampamento-base do Raid Atacama 2002 (foto: Gustavo Mansur)
Caldera (Chile) – Pouco a pouco, o acampamento-base do Raid Atacama 2002 vai se enchendo de carros 4×4 e de barracas a beira da praia de Baia Inglesa, na cidade de Caldera, norte do Chile. A terça-feira, primeiro dia oficial do Raid foi dedicado a inscrições de competidores e apresentação das rotas e das competições que serão realizadas na região do Deserto de Atacama entre a cidade litorânea de Caldera e Copiapó.
Até o fim da tarde cerca de 250 carros já se encontravam estacionados no acampamento-base. A expectativa dos organizadores é de que mais de 300 carros cheguem durante a noite para o primeiro dia de trilha nesta quarta-feira. Já temos mais de 460 veículos inscritos, assim que é normal que os participantes cheguem na noite da véspera do primeiro dia de trilha, explicou o organizador e um dos fundadores do Raid Atacama Patrizio Nuñez. E como muitos deixam a inscrição para a última hora, eu acredito que podemos chegar a marca de 600 veículos aqui na Baia Inglesa, comentou.
A expectativa não é pequena. O Raid Atacama comemora 20 anos de existência e tenta manter o título de maior encontro de off-road do mundo.
Nesta quarta-feira os participantes do Raid Atacama partem para o primeiro dia de trilhas nas montanhas e dunas da região. Os carros e motos partem as 9hs em comboio para um ponto que será apresentado nesta noite pelos organizadores do Raid.
Uma cidade de barracas em pleno deserto
Para quem nunca imaginou um encontro de 4×4 em pleno Deserto de Atacama, o Raid Atacama impressiona já pela estrutura de seu acampamento-base. Uma área de mais de 10.000 m² a beira das águas do geladas do Oceano Pacífico. A área demarcada para a instalação de barracas, banheiros com duchas, um grande restaurante pronto a servir comida para mais de 3000 pessoas.
Pouco a pouco, a medida em que os competidores chegam de todos os cantos do país, o acampamento-base do Raid Atacama vai se parecendo cada vez mais com uma cidade de barracas em pleno deserto. Uma cidade com ruas sinalizadas e iluminadas que nasce da noite para o dia sobre as areias do Atacama a beira-mar.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur
Last modified: janeiro 29, 2002