Webventure

Raid de Guaxupé 2001 – 5ª etapa da Copa Sudeste


Sem nenhum atraso a dupla venceu um percurso cheio de desafios (foto: Arquivo pessoal)

Participando de mais um raid no interior de São Paulo, na busca do título da Copa Sudeste, Vernizi comenta a adrenalina do Raid de Guaxupé.

Esta prova ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de outubro. No dia 12, houve a festa de largada promocional. Uma pequena garoa acompanhava a inscrição, mas não conseguiu esfriar os ânimos dos competidores para os desafios da manhã seguinte. No sorteio da ordem de largada, tivemos sorte e fomos sorteados com o número 7 de largada. Isto foi muito bom, pois teríamos à frente poucos competidores levantando poeira ou enroscados nas dificuldades.

Na manhã do sábado, os primeiros carros da categoria Copa largaram às 9h. A prova ocorreu dentro da Fazenda Nova Floresta, onde percorremos 75 km em mais de cinco horas de pilotagem e navegação. Logo no início, já encontramos uma subida com erosões e um pequeno laço, mostrando que a navegação seria muito importante na prova.

Terrenos variados – Percorremos trechos de mata bastante fechada, sempre rodeados de diversos tipos de aves e animais silvestres. Dirigimos por diversos trechos de plantações de café e cana, e também alguns trechos que estavam recentemente arados.

Havia vários laços, cruzamentos e diversos “cotovelos” onde tivemos que manobrar varias vezes para conseguir virar nosso carro. A organização não deixou por menos e colocou alguns PC’s logo após estas manobras para testar a habilidade e recuperação das equipes.

Enfrentamos também uma grande descida em um mata bastante fechada que acabava em uma pequena trilha com um grande desnível. Neste trecho, estivemos muito próximos de capotar o carro, pois, ao descer o desnível, duas rodas do jipe ficaram suspensas. Felizmente, conseguimos controlar o veículo e continuar mantendo nosso tempo.

´Pegadinha´ – Próximo das 12h, houve um pequeno neutralizado para repôr as energias antes de iniciar o trecho final. Logo na saída deste “neutral”, a organização preparou mais uma ´pegadinha´, inserindo uma nova aferição que continha aproximadamente 30% de desvio, gerando muitas duvidas e grandes atrasos.

Felizmente percebemos esta mudança, aceleramos forte e nos colocamos novamente no tempo. Todo este trecho foi muito rápido, fizemos varias curvas com grandes derrapagens, muitas manobras curtas que exigiram bastante do motor do carro nas retomadas de velocidade, algumas em trechos de mata bastante fechada, que dificultava em muito a visibilidade dos obstáculos.

Conseguimos superar todos os desafios e chegamos para o almoço e festa de encerramento sem nenhum atraso. Estávamos confiantes, pois fizemos uma boa prova, o que se confirmou na hora da apuração: conquistamos o primeiro lugar!!!

Ganhamos este difícil raid e também uma etapa muito importante do campeonato, pois, com este resultado, assumimos a liderança isolada na categoria Copa (principal). Ainda teremos mais duas etapas na Copa Sudeste e a disputa promete ser muito emocionante em cada uma delas. Até lá!

O Vernizi Off-Road Team tem apoio de Guincho Word e Formula Academia. Para saber mais sobre o time, visite o site www.vernizi.hpg.com.br

Este texto foi escrito por: Fábio Vernizi