Foto: Pixabay

Raid Gauloises 2000 enfrenta altitude e fronteiras

Redação Webventure/ Biking, Montanhismo, Rafting e canoagem, Trekking

Conhecida e respeitada como a pioneira entre as grandes corridas de aventura da atualidade, o Raid Gauloises 2000 vai pela primeira vez promover uma corrida atravessando fronteiras de diversos países. Do dia 30 de abril até o dia 12 maio algumas da principais equipes de corrida de aventura do mundo estarão na Himalaia para o evento. O país sede deste ano será o Nepal, mas a corrida também terá trechos na Índia e no Tibete, sob ocupação chinesa, atravessando problemáticas fronteiras políticas. Para os competidores, o maior desafio deste ano será enfrentar altitudes acima dos 5.000 metros, com temperaturas abaixo de zero em alguns trechos de prova.

Se por um lado a decisão de montar no Nepal, cortando trechos da Índia e do Tibete aumentou o interesse pelo Raid Gauloises 2000, por outro trouxe grande problema para a organização da prova. A prova passa por regiões do Tibete, sob ocupação chinesa, onde as autoridades locais ainda não autorizaram a entrada dos helicópteros da organização em território da China. As divergências políticas entre Nepal, Índia e o governo de Pequim são um complicador a mais na estrutura logística da prova.

O desafio do Raid Gauloises é ainda maior quando se leva em consideração que a organização abriu inscrições para 70 equipes, um número bem acima da média de participantes em competições do gênero, eu um verdadeiro desafio logístico para uma região como a do Himalaia. Cada equipe terá sete membros, sendo quadro competidores e três membros do time de apoio.

A expectativa da organização da prova é de ter mais de 30 países representados na prova. Para organizar a prova a organização pretende deslocar para o Nepal uma equipe de mais de 800 pessoas, entre técnicos, médicos, especialistas nas diversas modalidades esportivas e toda o time de logística do evento.

As modalidades desta 10ª edição do Raid Gauloises no Himalaia serão moutain-bike, trekking, canoagem em embarcações típicas do Nepal, canyoning e hydrospeed, que vem a ser uma versão para o nosso conhecido boia-cross. O trekking promete marcar um dos pontos altos da competição, já tendo sido divulgado que haverão trechos de trekking serão realizados em altitudes superiores aos 5000 metros, com possíveis trechos de gelo e neve.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur

Last modified: janeiro 11, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure