A líder do campeonato até o momento Salomon Suisse. (foto: Divulgação)
O X-Adventure Raid Series, um dos maiores circuitos de corrida de aventura do mundo, tem continuidade neste fim de semana (4 e 5/9). Esta 4ª etapa vai acontecer em Kalbarri, na Austrália e é a última chance para as equipes conquistarem suas vagas para a grande final do circuito.
A organização afirma que os competidores irão percorrer os 205 km de prova em uma região totalmente diferente das já encontradas, como as montanhas da África ou o Mont Blanc. Entre as dificuldades do percurso, estão 106 km de mountain bike e 54 km de canoagem.
Classificação – Até o momento já foram disputadas três etapas, sendo a primeira realizada no Marrocos, a segunda nos Estados Unidos e a terceira na Itália. A equipe suíça Salomon Suisse, do capitão Alain Berger, venceu as duas primeiras competições, perdendo o pedestal para a francesa Lês Archs Quéchua, de Hèléne Rocha, no continente europeu.
Para esta quarta prova espera-se uma grande disputa entre as duas equipes, mesmo a prova sendo realizada bem longe de seus territórios. Até o momento, os três melhores times no ranking, na ordem, são: Salomon Suisse (275 pontos), Les Archs Quéchua (225 pontos) e Ertips Salomon France (170 pontos).
Curiosidades – Entre as inúmeras equipes que competem em cada uma das etapas do X-Adventure Raid Series, algumas se destacam por suas particularidades. A americana Nike ACG Balance Bar, que tem como capitão o atleta Ian Adamson, já está na estrada há mais de dez anos e não participa de todas as competições, mas é considerada a melhor do mundo e promete estar presente apenas na grande final, na Patagônia.
A francesa Eafit.Com, do capitão Franck Salgues, tem alguns dos atletas mais jovens do circuito entre 28 e 32 anos de idade – e conquistou a quarta colocação na 3ª etapa do Raid Series, na Itália. O time foi formado apenas em 2000.
A grande final do X-Adventure Raid Series 2004 vai acontecer entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro na região da Patagônia, na Argentina.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini