A dupla André Muniz “Deco” e Kleber Cavalcanti, de Taubaté, ganhou o 6º Rallye Cidade de Taubaté, prova que aconteceu no último sábado, com chegada em Ubatuba (SP). A vitória, também no Rallye de Regularidade, veio logo na estréia deles na categoria Graduados.
A prova teve 64 carros inscritos, divididos em quatro categorias. A
Turismo foi dividida em duas: com calculadora programável e em
calculadora programável, além da Graduados e da Especial, o que
propiciou melhores disputas internas às categorias, uma vez que todos os competidores correram em condições iguais de equipamentos.
O percurso escolhido pela organização foi de ótimo nível técnico, com curvas sinuosas, trechos “travados” e médias altas para as estradas escolhidas, que exigiram habilidade e técnica das duplas participantes, além de um carro bem equilibrado para se conseguir manter nas médias impostas.
Baixa visibilidade – Uma forte neblina decidiu aparecer e tornou quase impossível a direção nos dois últimos trechos da prova, já na descida da serra para Ubatuba. A visibilidade máxima era de cinco metros que, somada às médias relativamente altas, tornou impossível que qualquer competidor conseguisse se manter no tempo certo.
Por conta desta situação, na chegada em Ubatuba, as duplas da categoria Graduados e Especial fizeram um abaixo assinado pedindo a anulação da cronometragem no último PC, localizado neste trecho problemático. Porém a organização entendeu de maneira diferente o recurso apresentado e resolveu validar o PC, sendo sua cronometragem válida na classificação final.
Mulheres na estrada – Vale destacar a presença cada vez maior de duplas femininas se destacando no esporte. Cláudia Teixeira e Gilze Araújo, de São Paulo, foram os vencedoras na Categoria Especial, com outra dupla feminina – Adriana Higashi e Gabriela Neves – em segundo. Na Turismo com calculadora programável, Alessandra e Natália Mello conquistaram o segundo lugar.
Com o resultado do rali, Deco e Kleber chegaram à quinta vitória consecutiva em cinco provas válidas pelo Ranking Paulista 2000 – versão da OPN (Organização de Pilotos e Navegadores do Estado de São
Paulo) e se consolidaram como líderes do ranking anual.
Social – Além do lado competitivo, outro ponto importante foi o lado social do evento. Todos os inscritos doaram 5 kg de alimentos que foram entregues ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC. À propósito, foi divulgada nesta semana a renda do Rali da Criança, prova beneficente realizada no último dia 8 de julho, com apoio da Webventure. Ao todo foram arrecadados R$ 2.950,00, mais 65 latas de leite em pó.
André “Deco” Muniz, colaborador da Webventure, é piloto da equipe Rallye Cachorrões de Taubaté (www.cachorroes.esp.br) e navegador do Jeep Clube de Taubaté.
Este texto foi escrito por: André Muniz
Last modified: agosto 24, 2000