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Rally 200 milhas da Mantiqueira

Redação Webventure/ Offroad

Festa de premiação (foto: Artexpress)
Festa de premiação (foto: Artexpress)

As cidades de Caçapava e Campos do Jordão, no interior de São Paulo, foram o palco do Rally de Regularidade 200 Milhas da Mantiqueira, realizado no último fim de semana (26 e 27/04), válido como 4.ª etapa do ranking da OPN Organização de Pilotos e Navegadores de São Paulo (www.ralizeiro.com.br).

A supervisão do evento foi da APR Associação Paulista de Rally, com direção promocional do navegador Sandro Dib e direção técnica do piloto Franklin Delgado, campeão e vice do Campeonato Paulista de Rally de Regularidade 2001. Foram 46 duplas, disputando a prova nas categorias: Graduados, Rallye e Turismo, enquadradas conforme o ranking da OPN. Houve também a categoria Off-Road, para duplas não enquadradas na OPN e somente para veículos 4×4.

O diferencial da prova começou já na largada da primeira etapa em Caçapava, na madrugada de sexta para sábado. Depois de muito tempo, o estado de São Paulo voltou a ter uma prova disputada no período noturno, quando exatamente a um minuto de sábado, o primeiro carro largou para mais de 300 quilômetros de emoção.

Entrosamento – Ralis realizados em períodos noturnos exigem maior entrosamento das duplas participantes, pois é preciso muita perícia para a pilotagem com pouca visibilidade, bem como para as altas médias do percurso, alem da atenção redobrada a navegação, para não se perder no roteiro e principalmente para se enxergar as referências de aferição e de final de trecho, sem as quais é impossível se andar no tempo e caminho corretos.

Desta etapa noturna, participaram somente os concorrentes das categorias Graduados, Especial e Off-Road. Depois de 40 km, neutralizado e deslocamento para Campos do Jordão onde, às 10h30, foi dada nova largada, desta vez com a presença dos concorrentes da categoria Turismo.

Mais uma inovação da organização neste ponto, os cronômetros ficaram abertos desde a primeira largada, de madrugada e cada dupla deveria acertar seu relógio e largar de acordo com seu tempo acumulado. Foi preciso muita conta e correção dos integrados para concorrente não largar no tempo errado e acabar gerando engarrafamento na trilha.

Muita poeira – No período noturno a poeira foi a grande vilã da prova, o intervalo de 30 segundos entre os carros fez muita gente andar colada e a baixa visibilidade gerada pelo excesso de poeira dificultou as ultrapassagens e a recuperação do tempo perdido ocasionado pelos erros de navegação e pilotagem das duplas. O piso variou da terra batida a estradas de areião, que faziam os carros patinarem muito e exigia atenção a navegação, para correção de hodômetro dos concorrentes.

Na segunda etapa da prova, no período diurno, foram quase 300 km, a maioria em estradas de terra, em direção a cidade mineira de Itajubá. A visual da região da Serra da Mantiqueira agradou muito aos participantes, que, infelizmente, não puderam desfrutar muito da paisagem, pois qualquer desatenção com a planilha ou com as altas médias de velocidade, poderiam custar segundos preciosos na classificação final das duplas.

A planilha também foi outro destaque na prova, muito bem montada, alternava trechos rápidos e truncados, longos e curtos, além de poucos pontos de aferição, exigindo muita atenção dos concorrentes ao roteiro e aos fechamentos de trecho.

No final do trecho navegado, mais uma novidade para os concorrentes num terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, a organização preparou uma especial de velocidade com um percurso de pouco menos de um quilômetro, onde os pilotos podiam testar suas habilidades, desta vez pisando fundo no acelerador.

Houve um prêmio especial para quem fizesse a melhor volta e o piloto Wilson Mello Jr. faturou a disputa com Uno Mille, superando carros mais potentes e preparados para tal, dando um verdadeiro show para os outros concorrentes e para o grande público que assistiu a disputa.

Regularidade – Na prova de regularidade, o primeiro lugar da categoria Graduados ficou com a dupla Pedro Marolla e Carlos Marolla de São Paulo. A bordo do Gol número dois, eles perderam 30 pontos em 22 postos de controle válidos. Em segundo lugar ficaram Clayton Prado e Paulo “Animau” Marcilio, de Taubaté, com uma Parati. Wilson Mello Jr. e Marcos Macedo com um Uno terminaram na terceira colocação.

Na especial, mais uma vitória de Walter Patrocínio Filho e Kelly Miller, a dupla que foi promovida da categoria turismo ao final da temporada 2001, fez bonito a bordo de um Gol, obtendo a quarta vitória consecutiva na temporada da OPN, perdendo 380 pontos contra 441 de Luiz Mário Botossi e Mário de Biasi, que ficaram em segundo lugar.

Na categoria turismo, vitória de Adriano Ferreira e José Henrique dos Santos e na Off Road,o primeiro lugar ficou com a dupla Haroldo Prado e Rosa Sbruzzi. A próxima etapa do Ranking da OPN está marcada para o dia 25 de maio, com o 1.º Rally de Iracemápolis, na região de Limeira, no interior do Estado.

Classificação Final

Graduados
1º Pedro Paulo Marolla / Carlos Eduardo Marolla
2º Clayton Prado / Paulo Augusto ANIMAU
3º Wilson Mello Junior / Marcos Macedo Martins
4º Ralf Greggersen / Ivan Bertagna
5º Francis Albert Herrero / Luiz Felipe Santos
6º Alexandre Martinez / Paulo Moriyama
7º Roberto Pessoa Naufal / Kleber Cavalcanti
8º Carlos Grandchamp / André Muniz DECO
9º Mário Augusto Pacheco / Marcus Neves
10º Luiz Carlos Bueno / Tânia Cristina Bueno

Especial
1º Walter Patrocínio Filho / Kelly Miller
2º Luiz Mario F. Botossi / Mario De Biasi
3º Edvaldo Rocha / Patrícia Rocha
4º Adriano / Josafá
5º Carlos Fernando de Abreu / Silvania Abreu
6º Alexandre C. Monteiro / Júlio Chagas Monteiro
7º Rita Pacheco Frias / Francisco Vital
8º André Fernando Fossa / Luiz Felipe C. Alves
9º Leandro de Lacerda / Manuel Dimitri Ruivo

Turismo
1º Adriano Ferreira / José Henrique dos Santos
2º Everton Luiz Pereira / Eric Douglas Campos
3º Cláudio Henrique Seripierri / Carla Seripierri
4º Regis Santos do Nascimento / Thiago Mazini
5º Alan Pereira da Rosa / Eder Pereira da Rosa
6º Joel Alves dos Santos Junior / Cesar Augusto
7º Alex A. de Godoi / Waldeck Rodrigues de Morais
8º Valdecir Matos Pereira / Paulo “Bomba” Simões
9º Leonardo R. Scaravelli / Marcela C. de Oliveira
10º Edson Fernando Cabral / Maria Giovana Barros

Off-road
1º Haroldo Prado / Rosa Sbruzzi
2º David Natali / Rosana Sbruzzi Prado
3º Otávio Daniel Santos / José Alberto Júnior
4º Roberto Peres / Bento Antônio Santos

André ‘Deco’ Muniz, colaborador da Webventure, Navegador da Corisco Rally Team (www.corisco.com) é apoiado pela Revista Fora de Estrada (www.foradeestrada.com.br) e ENGEAP Engenharia (www.engeap.com.br).

Costumo escrever as matérias como competidor, disputando simultaneamente o Campeonato Paulista de rali e o ranking da OPN. Eu (Franklin de Andrade) e o Sandro Dib (navegador), estivemos em muitas cidades acelerando em busca de boas classificações e sempre trazemos para vocês os detalhes mais interessantes do que encaramos em cada etapa. Desta vez, a matéria também é sobre um rali que participamos, mas de uma forma completamente nova, fomos os organizadores do I Rallye 200 Milhas Da Mantiqueira.

Eu, como diretor técnico e o Dib como diretor promocional, a mais de três meses, encaramos o projeto de realizar um rali com muitos diferenciais. Convidamos para compor a equipe de organização a APR Associação Paulista de Rallye e o seu diretor, José Ivo Leite, neste caso, como supervisor da prova, aplicando tudo aquilo que já encontramos e aprendemos nas várias provas que já corremos nos nossos 8 anos de estrada. Fizemos um rali com tudo aquilo que gostaríamos de encontrar numa prova em que vamos correr.

Preocupação – Uma de nossas principais preocupações foi conseguir conciliar em uma mesma prova diferenciais que agradassem tanto aos ralizeiros da graduados, como aos da turismo (estreantes). Os graduados, Especial e a Off Road, encararam um roteiro diferenciado (incluindo uma etapa noturna), trechos mais longos, e médias de velocidade altas, com muito trabalho para pilotos e navegadores, em trechos travados de difícil pilotagem e navegação.

Já a Turismo participou apenas da etapa diurna, com trechos mais curtos e médias de velocidade relativamente baixas, visando manter a segurança das duplas menos experientes, sem que com isso fosse comprometida a emoção e qualidade da prova.

Contando com o investimento dos patrocinadores ( Autoliner Protetores de Caçamba, Pneutop Distribuidor Bridgestone / Firestone, Fábrica Comunicação Dirigida, Serra dos Pinhos Center da Construção e Revista Fora de Estrada ), o apoio da Artexpress Comunicação Visual, Webventure, A Pérola dos Tapetes, Shopp Cell, Villa di Phoenix, Crossnaveia e de muitos amigos, conseguimos realizar o nosso objetivo, fazendo um rali com uma ótima infra-estrutura para os competidores e um nível técnico respeitável.

Porém, escrevendo agora também como organizador de ralis é um pouco difícil falar mais do próprio trabalho, assim, deixo vocês com o comentário de alguns competidores e a classificação geral da prova, agradecendo ao apoio e força de todos.

Francisco Vital Navegador / Especial

“Muita, muita, mas muita poeira mesmo marcou as 200 milhas da Mantiqueira. Uma prova que vigora como referencial tanto do ponto de vista técnico como promocional para o rali de regularidade no estado de São Paulo.

Com um charme todo especial na etapa noturna para as categorias Especial,Graduados e Off Road, o rali se desenvolveu com um excelente nível técnico, exigindo das duplas atenção triplicada, face à grande concentração de poeira no meio da noite.

Na segunda etapa, largando em Campos do Jordão, a prova passou a ter uma série de dificuldades tanto para pilotos (com médias fortes para as categorias Especial e Graduados, em meio à um grande número de precipícios), quanto pra navegadores (com trechos muito curtos e rápidos), o que fez grande parte dos navegadores errarem no fechamento dos trechos. Agora, quanto às paisagens? Não dá pra descrever, só quem esteve lá!”

Pedro Marolla Piloto / Graduados

“Foi uma das vitórias mais difíceis que já conquistamos! Depois de quase um ano longe das provas de rali de regularidade, este ano marcaria o retorno do meu navegador, KK Marolla, às provas de rali. Nas duas primeiras etapas, tivemos duas desclassificações por problemas mecânicos e apostamos tudo neste rali.”

Tudo o que nós, ralizeiros, poderíamos esperar de uma prova, encontramos no I Rallye 200 Milhas da Mantiqueira. A começar pelos preparativos da largada, à meia noite na cidade de Caçapava, onde diversas pessoas foram acompanhar o início da prova. Médias altas de velocidade, e diversas pegadinhas de roteiro, também foram um diferencial da prova, que teve aprovação geral das duplas”.

Não podemos deixar de ressaltar a grande festa de premiação! Acredito que o Franklin e o Dib acharam a receita do sucesso de uma prova de Rallye”

Este texto foi escrito por: André ‘Deco’ Muniz

Last modified: maio 3, 2002

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Redação Webventure
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