Foto: Pixabay

Rally Barretos 2011 libera track de GPS para prova de baja nas motos

Redação Webventure/ Offroad

Daltônico  Zé Hélio foi um dos beneficiados pela mudança (foto: Renato Cukier/ www.webventure.com.br)
Daltônico Zé Hélio foi um dos beneficiados pela mudança (foto: Renato Cukier/ www.webventure.com.br)

A voz dos pilotos foi ouvida pela organização do Rally Barretos 2011 e a competição terá mais uma novidade neste ano. Para a prova de baja das motos – disputada normalmente sem navegação, diferentemente do cross-country – será permitido o uso do track de GPS, que indicará aos competidores o percurso a ser seguido. “Foi uma solicitação dos pilotos. A gente analisou e colocamos em discussão”, conta Fernando Bentivoglio.

Organizador do rali no interior paulista, Bentivoglio lembra que entre os principais competidores da categoria está um daltônico, o piloto Zé Hélio. “A preocupação é que esta informação seja usada para o fim a que ela foi requisitada. Ou seja, ajudar os pilotos a se orientar, incluindo aqueles que são daltônicos ou têm alguma dificuldade de visualização das setas”, afirma ele, se referindo à sinalização que caracteriza a prova de baja.

Ainda sem uma definição de quando será fornecido o track – deve ser uma hora antes da largada -, a maior preocupação de Bentivoglio é mesmo com a sua utilização correta. “Não será possível eles (pilotos) trabalharem com essa informação no computador ou transmitir para terceiros, de modo a beneficiar outras equipes, principalmente as de carro”, diz ele, que já havia anunciado o abastecimento com cronômetro fechado nas motos.

A mudança deve facilitar a vida dos pilotos em Barretos, mas Bentivoglio não acredita que a prova será feita em menos tempo. “Não vai tornar a prova mais rápida ou trazer algum benefício de performance”, garante ele. “Apenas vai dar um pouco mais de segurança àqueles pilotos que têm alguma dificuldade, ou àqueles que eventualmente se perderem, errarem alguma referência, poderem se recolocar na prova rapidamente, sem oferecer risco a si próprio e aos demais competidores.”

Preparativos e chuva – Faltando pouco mais de uma semana para o rali, que acontece entre os próximos dias 25 e 27, os preparativos para a competição estão adiantados. Nesta quarta-feira (16), por exemplo, o diretor da prova enfrentou a chuva que cai na região para fazer seu trabalho. “Hoje o Lourival Roldan está no percurso montando o livro de bordo”, conta Bentivoglio.

A expectativa do organizador é de que os 300 quilômetros de trecho cronometrado sejam percorridos com chuva pelos competidores, ou pelo menos que eles enfrentem as consequências dela, como o piso molhado e escorregadio. Com um percurso 70% novo neste ano, o Rally Barretos 2011 deve ter ainda mais emoções garantidas por causa da água.

Este texto foi escrito por: Rafael Bragança

Last modified: março 16, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure