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Rally Barretos mantém características, mas terá percurso 70% novo

Redação Webventure/ Offroad

Percurso novo também terá muitos saltos em Barretos (foto: Fábio Davini/ Dfotos)
Percurso novo também terá muitos saltos em Barretos (foto: Fábio Davini/ Dfotos)

Mesmo os competidores mais experientes podem se preparar para as novidades que a quinta edição do Rally Barretos trará neste ano. Em 2011, a prova que abre o Brasileiro de Cross-Country será disputada no último final de semana de março, nos dias 25, 26 e 27. Desta vez, porém, a organização do evento se esforçou ainda mais para achar novas rotas no entorno da cidade do interior paulista, e 70% do percurso será novo.

Fernando Bentivoglio, organizador do rali, garante que as mudanças ajudarão a equilibrar a prova. “Quem já correu as quatro edições não poderá dizer que tem alguma vantagem em relação a quem está entrando agora”, comenta ele. No entanto, as características do percurso serão as mesmas dos anos anteriores. “Barretos tem especiais rápidas, com muito salto, e isso não vai mudar, é o tempero da prova.”

Ainda sobre o percurso, que terá quase 300 quilômetros de trecho cronometrado, os competidores também terão uma visão diferente, ao atravessarem mais trechos que fogem à paisagem comum da região, de plantações de cana-de-açúcar. “Eles vão percorrer uns trechos de seringais e alguma coisa de soja também”, adianta Bentivoglio. “Uma das preocupações da equipe técnica é justamente dar uma diversidade, não só de piso, mas também de paisagens”, acrescenta ele.

Quanto ao regulamento, a maior mudança está nas motos. A categoria, que tem a prova de Barretos como primeira etapa do Brasileiro de Baja, terá agora um abastecimento com cronômetro fechado, sem a necessidade de tirar esse tempo perdido ao final do rali. “Todo mundo pode andar com um tanque menor, torna a prova mais ágil, as motos mais rápidas, e no fim equaliza e todo mundo ganha com isso”, explica o organizador.

Show e mulheres – Para garantir a diversão do público, o Rally Barretos ainda terá de volta em 2011 a sua especial em um circuito fechado no sábado (26) -, o mesmo que será utilizado ao final da rali, para uma competição promocional. “É o momento que nós temos maior presença de público, e a gente consegue realmente fazer um bom espetáculo para eles. Os pilotos ficam leves, soltos, e dão show”, afirma Bentivoglio, esperando grandes saltos no evento à parte.

O organizador também gostaria de poder estrear neste ano a nova categoria para mulheres nas motos, mas ainda não sabe se conseguirá o mínimo de cinco inscritas. Para Bentivoglio, apesar de o motociclismo ter crescido entre o público feminino brasileiro, as mulheres ainda não se sentem tão à vontade em ralis. “Talvez (elas) ainda não estejam se sentindo aptas a vir acelerar numa prova de velocidade extrema”, conclui ele.

Este texto foi escrito por: Rafael Bragança

Last modified: março 2, 2011

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