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Rally Barretos promete prova técnica e novidades na 3ª edição


Organizador promete dificuldades para pilotos (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)

A 3ª edição do Rally Barretos promete mais emoção e dificuldades para as 120 equipes previstas para a disputa, nos dias 14 e 15 de março. A competição valerá tanto pelo Campeonato Paulista quanto pelo Brasileiro de Cross-country, uma das novidades da prova.

“Este ano conseguimos uma coisa inédita, que é montar uma prova que terá as quatro classes carros, motos, quadriciclos e caminhões , e para o automobilismo ela valerá pelo Paulista e pelo Brasileiro. Isso é agregar o máximo que poderíamos ter. Com isso, esperamos atingir todos que correm o Cross-country”, comemorou o organizador, Fernando Bentivoglio.

A fusão das competições acabou ocasionando mudanças no regulamento, dentre elas está a de que cada dia, sábado e domingo, valerá como uma etapa e com isso o percurso foi ajustado já que a regra obriga a ter uma quilometragem mínima, que é de 100 quilômetros de especial. “Até ano passado fazíamos uma especial mais curta no sábado, para aquecer os pilotos, e uma maior, de uns 200 quilômetros, no domingo, para fazer a diferença”, explicou Fernando, completando que cada dia terá 150 quilômetros.

Ainda sobre o percurso, Bentivoglio revela que 50% dele é inédito e que ele foi adaptado para passar por regiões em que o público consiga acompanhar a competição. “Isso promove a identificação do rali com as comunidades rurais. As pessoas se reúnem, fazem churrasco, o rali passa a ser um evento anual para aquela comunidade. Isso acontece muito no sul do país, e em São Paulo não é comum”, contou.

Dificuldades e Exigência – Fernando ainda faz um alerta aos pilotos. Ele garante que a prova está mais refinada e mais difícil, e que exigirá muito fisicamente dos pilotos. Os trechos foram montados com muitas curvas, trechos sinuosos.

“O trabalho dos pilotos de carro será muito intenso, mas ainda mantemos a característica de uma prova rápida. A prova fica muito melhor com chuva, mas não tem ponto de alagamentos. O piso é de terra acobreada, com bastante montes de areias bem alto. Um grip muito gostoso de acelerar, mas que os pilotos terão que estar com um ótimo condicionamento físico. É um alerta que vamos dar”, revelou.

O novo formato permitirá um monitoramento mais eficiente para a organização, segundo Fernando, e permitirá ainda uma cobertura mais efetiva em todo o trecho da prova para a imprensa. “A prova está amadurecendo e está servindo muito melhor todos os envolvidos com ela. Além disso, Barretos está criando uma identificação muito grande no esporte. Alguns nomes fortes já são ídolos na região, as pessoas já esperam por eles”, conta. “Há uma expectativa muito grande na região para a chegada do rali”.

Para o prólogo e Super Prime, o organizador promete uma estrutura maior para o público e para o piloto. A pista sofrerá algumas modificações, ficando mais “plástica” e dando mais emoção ao público. “São segredinhos que só vamos apresentar no dia mesmo, mas os pilotos podem aguardar modificações bem interessantes”.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi