Em sua 29ª edição, o Rally Cerapió promete grandes desafios nas provas que acontecem entre os dias 26 e 30 de janeiro. Em 2016, a largada será no município de Maranguape, cidade natal do ator e humorista Chico Anysio, no Ceará, e a chegada, em Teresina, no Piauí.
Serão quatro dias de disputas e cerca de 1.300 quilômetros de pura adrenalina. O evento, que abrirá oficialmente o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e o Rally Cross Country de Regularidade, das Confederações Brasileiras de Motociclismo e Automobilismo (CBM e CBA), terá trilhas mais pesadas e promete muitos laços e balaios pelo percurso.
Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e o campeão ganhará a inscrição para a próxima edição da competição. Todos os inscritos levarão para casa medalhas de honra ao mérito. Além disso, a prova também valerá por duas etapas do Campeonato Piauiense de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
São cerca de 500 competidores de 24 estados brasileiros. O evento, considerado um dos maiores da América Latina, tem provas distintas de regularidade. Os carros 4×4, UTVs, quadriciclos e motos farão um percurso de aproximadamente 1.300 quilômetros, enquanto as bicicletas percorrerão 360 quilômetros. O Rally Cerapió segue os regulamentos da CBA, CBC e CBM.
Impacto econômico
Uma caravana com cerca de 1.200 pessoas deve lotar hotéis, bares, restaurantes, postos de gasolina e contratar serviços de empresas locais e, consequentemente, a economia regional será impactada positivamente.
“Serão mais de mil pessoas aquecendo a economia dos municípios por onde a prova irá passar, seja no consumo em restaurantes, lanchonetes, farmácias e no comércio em geral ou na hospedagem em hotéis, pousadas e motéis. Sem contar o abastecimento de veículos, uso dos serviços de borracheiros e oficinas mecânicas. Ou seja, será uma grande contribuição para o desenvolvimento sustentável da região e, certamente, um impacto muito positivo para a economia local, ainda mais em um período de instabilidade econômica”, comentou Ehrlich Cordão, diretor da Radical Produções, organizadora do evento.
O Rally Cerapió 2016 é uma realização da Radical Produções e tem o apoio da Audax, Michelin, Honda e Can-Am, além de contar com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, Governo do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Teresina. A competição também tem a colaboração do Sebrae, Shopping Iguatemi Fortaleza e prefeituras de Maranguape, Iguatu, Quixadá e Picos. Revista da Moto e Speedway são parceiros do evento e ADI, Óptica Jockey e Instituto Saber e Ler são parceiros sociais.
Este texto foi escrito por: Webventure