André Azevedo com seu caminhão e Zé Hélio nas motos serão os únicos brasileiros. (foto: Maindru/Divulgação)
Com a presença de 251 veículos, tem início neste sábado o Rally da Europa Central. O primeiro dos dois eventos criados para substituir o Rally Dakar, que não ocorreu devido à falta de segurança, começa suas atividades com as verificações técnicas e adesivagens ao longo de todo o sábado.
A aventura de 2.671 quilômetros entre a Hungria e a Romênia larga para valer no domingo e termina apenas no sábado seguinte, após sete dias de especiais. Serão 1.092 quilômetros cronometrados, em meio a mau tempo, neve e muita lama.
O Brasil terá apenas dois veículos: Zé Hélio nas motos e André Azevedo nos caminhões. A categoria mais populosa do Rally da Europa Central é a de Motos, com 111 participantes. Os principais candidatos ao título são Cyril Despres, Marc Coma, David Casteu, Ruben Faria e Pal Anders Ullevalseter. Ao contrário de outros grandes ralis, os quadriciclos estarão numa categoria própria, com 19 pilotos.
Briga de gigantes – Entre os carros, são 91 inscritos, com destaque para a disputa entre Mitsubishi, Volkswagen e BMW. A Volkswagen sai na frente no número de veículos. Serão cinco, pilotados por Carlos Sainz, Giniel de Villiers, Mark Miller, Dieter Depping e Carlos Souza. A Mitsubishi contará com Stephane Peterhansel, Luc Alphand, Hiroshi Masuoka e Nani Roma. Já a BMW terá Bruno Saby, Guerlain Chicherit e Nasser Al-Attiyah.
Por fim, ainda estarão nas trilhas geladas no Leste Europeu 30 caminhões, com destaque para Hans Stacey, Ales Loprais e André Azevedo. O brasileiro ainda não sabe o que esperar em termos de resultados, devido à pouco experiência em provas debaixo de neve.
Para sentir a interferência do tempo no rali, vale lembrar que os organizadores tiveram de alterar parte do roteiro recentemente. A neve freqüente em Sovata, na Romênia, fez com que a região fosse excluída do percurso.
Programação do rali
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 19, 2008