Webventure

Rally Dakar 2008 terá 10 brasileiros


Após o Sertões Zé Hélio parte para o Dakar (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)

A edição 2008 do maior rali do mundo contará com a presença de 10 brasileiros, um a menos do que na edição 2007, sendo que quase metade deles fará sua estréia na competição. A prova, que completa 30 edições, começa no dia 5 de janeiro em Portugal e terá 9.273 quilômetros e 5.736 de especiais.

As estréias ficam por conta de Rodolpho Mattheis e Zé Hélio, nas Motos, e João Antonio Franciosi e Sergio Williams, nos Carros. O veterano Klever Kolberg, primeiro brasileiro a competir no Rally Dakar ao lado de André Azevedo, não estará presente na prova deste ano, após 20 participações consecutivas.

Zé Hélio, que foi o campeão do Rally dos Sertões deste ano, vai para o Dakar com apoio extra-oficial da equipe Honda e tem grandes chances de conquistar boas colocações.

O experiente Jean Azevedo vai para seu 10º Rally Dakar estreando uma nova moto. Na edição 2007, o brasileiro venceu a penúltima especial, mas terminou o rali na 25ª colocação. Em 1997, conquistou o título na categoria Motos Production e, em 2003, obteve o quinto lugar na geral das Motos. Jean é pentacampeão do Rally dos Sertões e hexacampeão brasileiro de cross-country, além de dois títulos no Brasileiro de Enduro.

Sylvio Barros, que já foi campeão do Sertões na categoria Production, estreou no Dakar em 2007, mas sofreu um acidente na quarta etapa, luxou a mão esquerda, e não completou a prova.

Carros e caminhões – Nos carros, Franciosi estará ao lado do experiente navegador Lourival Roldan, que vai para seu quinto Dakar. No Rally dos Sertões deste ano, Franciosi terminou na segunda colocação da classificação geral, ao lado de Eduardo Bampi.

Também estreando nos Carros está Sergio Williams, que correrá com um Troller ao lado do navegador francês Laurent Tarnaud.

Paulo Nobre, o Palmeirinha, completa a lista de brasileiros nos Carros. O piloto, que tem apoio da equipe oficial da BMW, vai para seu terceiro Dakar, e o segundo ao lado do navegador português Filipe Palmeiro.

Nos Caminhões, apenas uma dupla brasileira: André Azevedo e Maykel Justo, que competem com um veículo tcheco, o Tatra. Ao lado deles, o mecânico Mira Martinec, da República Tcheca, completa o caminhão.

André, que estreou no Dakar em 1988, vai para sua 21ª participação no maior rali do mundo. Em 1991, conquistou o título na categoria Motos Maratona, sendo o primeiro não-europeu a vencer uma categoria. Em 1999 estreou nos Caminhões e permanece até hoje. Em 2003, o melhor resultado, o vice-campeonato geral da prova.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure