Competidores passarão por cidades da Argentina e Chile (foto: Marcelo Maragni/ www.webventure.com.br)
A organização do Rally Dakar confirmou que a edição da competição em 2011 acontecerá pelo terceiro ano consecutivo na Argentina e no Chile. O maior rali off-road do mundo acontece entre os dias 1 e 16 de janeiro. As boas relações dos governos com a organização, os recursos e o entusiasmo dos espectadores nas últimas edições levaram à decisão.
Para Enrique Meyer, secretário de Turismo da Argentina, a realização da prova em território sul-americano é um sonho que se torna realidade. Nos últimos dois anos, além do aspecto desportivo, temos apresentado para o mundo inteiro (mais de 190 países) nossas paisagens e pessoas. Estamos muito orgulhosos em receber o Dakar novamente e tem trabalhado muito duro para ser capaz de fazê-lo, afirmou.
No Chile, mesmo após o terremoto que devastou o país, o governo, por meio de Ruiz Tagle, Ministro dos Esportes, garante que é uma honra ter novamente a disputa. Estamos convencidos que este verdadeiro festival internacional do esporte é uma forma perfeita de mostrar os locais originais de nosso país para o resto do mundo. Gostaríamos de salientar a importância deste evento no momento em que nosso país está sofrendo as conseqüências de um terremoto devastador. Este Dakar irá nos ajudar a olhar para o futuro e demonstrar que o Chile é capaz de superar tal infortúnio, declarou Ruiz.
Mesmo com o bom relacionamento com os dois países, a organização do Dakar para os próximos anos, continua trabalhando em projetos com a possibilidade de retornar a prova para o continente africano.
Repercussão – O brasileiro André Azevedo, piloto de caminhão com 22 participações na prova, comemorou a notícia. Havia muitos boatos a respeito da volta do Dakar para a América do Sul. Fiquei feliz que foram confirmados, principalmente no Chile. Acredito que a prova poderá ter um papel importante na ajuda a reconstrução do país. Eles fizeram muito isso na África, quando a prova passava por lá, e acho muito válido, comentou o piloto brasileiro em entrevista ao Webventure. Em 2011 a prova deve passar mais tempo no Chile, novamente, para os orçamentos de equipes e organização ajudarem a movimentar a economia local. Isso também fará com que a prova seja muito dura, como foi neste ano, completou.
Azevedo afirma já estar na preparação para a prova, com melhorias no equipamento, um caminhão Tatra, da República Tcheca. Este ano teremos um upgrade no caminhão. Será praticamente um veículo novo, mais leve, com redistribuição de peso e suspensão nova. Esperamos com isso superar o mau desempenho que tivemos por causa de problemas mecânicos em 2010, adiantou. A equipe Petrobras-Lubrax está confirmada no Dakar 2011, novamente com moto, carro e caminhão.
Quem também gostou da decisão foi o brasileiro Guilherme Spinelli, que terminou a última edição na 10ª colocação. “Fiquei feliz com a decisão da ASO. Sem dúvida é melhor correr perto do Brasil, em países vizinhos e pelo lado técnico ficou claro que se consegue fazer um Rally na América do Sul tão duro quanto na África. Certamente a edição de 2011 será ainda melhor que as duas anteriores”, disse o piloto.
Klever Kolberg, que competiu pela primeira vez na prova com um carro movido a etanol brasileiro, comemora a permanência da prova na América do Sul: “Eu fico muito feliz com esta notícia, porque, em primeiro lugar, mostra que o Chile recuperou sua confiança e vai se restabelecer da tragédia que passou por ali recentemente, e também porque esta me parece a melhor alternativa quando se lembra que a volta do Dakar à África poderia significar uma exposição a riscos que não fazem parte do espírito desta prova”, disse Kolberg.
Calendário do Rally Dakar 2011:
– 15 de maio de 2010 abertura das inscrições
– Final de novembro de 2010 embarque dos veículos europeus para a América do Sul no porto de Le Havre (França)
– 30 e 31 de dezembro de 2010 vistorias em Buenos Aires (Argentina)
– 01 de janeiro de 2011 briefing, largada promocional e primeiro acampamento
– 02 a 15 de janeiro de 2011 Rally Dakar Argentina Chile
– 16 de janeiro de 2011 cerimônia de encerramento da competição
Mais Dakar
– Reveja a cobertura do Dakar 2010
Este texto foi escrito por: Redação Webventure