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Rally Dakar apresenta novidades para a edição 2011

Redação Webventure/ Dakar

Pilotos se reuniram para saber as novidades e cobrar a organização (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Pilotos se reuniram para saber as novidades e cobrar a organização (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Aconteceu na última quarta-feira (26) em São Paulo, a apresentação da edição 2011 do maior rali do mundo. Com a participação de grandes nomes brasileiros do off-road nacional, o evento introduziu uma série de novidades para a competição do próximo ano, que está marcada entre os dias 1 a 16 de janeiro, na Argentina e no Chile.

As mudanças de regras da prova mais uma vez buscarão equilibrar o evento. Nas motos, a limitação para motores de até 450cc passou a valer também para os pilotos amadores. Já entre os carros, haverá um restritor de 34mm nos veículos a diesel. Para os caminhões, a única novidade será a obrigatoriedade do uso de hans, uma proteção para a coluna cervical.

Mesmo com as alterações, Guilherme Spinelli, melhor brasileiro na última edição, acredita que a diferença entre carros a gasolina e diesel ainda é muito grande. “Mudar para 34mm ainda é muito pouco. É impossível andar junto com os carros a diesel. Enquanto os carros a diesel subiam as dunas trocando de marcha para frente, nós com gasolina tínhamos que reduzir”, explicou.

Para Zé Hélio, algumas mudanças, principalmente entre as motos, serão benéficas. “Além de dar mais chances aos pilotos, abre-se espaço para novos fabricantes correrem. Desta forma, e com mais um pouco de experiência, acho que posso vencer. Pelo menos, essa é a ideia”, afirmou.

Percurso – O percurso da prova de 2011, que no próximo ano passará por locais fora de zonas de restrição ambiental e contará com pessoas para recolher todos os materiais deixados ao longo das rotas, também sofrerá algumas alterações. A primeira delas será o posicionamento. Mesmo largando e chegando em Buenos Aires, na Argentina, os trajetos passarão por partes mais ao norte dos dois países sul-americanos.

Além disso, as primeira etapas serão mais curtas, tendo entre 250 e 400 quilômetros, continuando com traçados diferentes para motos/ quadris e carros/ caminhões. Já a parte desértica da competição, no deserto do Atacama, terá seis dias de duração, com percursos entre 450 e 600 quilômetros por dia.

Para dificultar e selecionar ainda mais os competidores, uma grande mudança foi anunciada em relação ao GPS. Ao invés dos veículos terem que passar a até três quilômetros dos ways points, alguns necessitarão mais precisão: 400 metros.

As inscrições para o Rally Dakar 2011 já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 15 de julho no site www.dakar.com. Parte do valor das inscrições será doado aos atingidos pelo terremoto no Chile.

Vídeos – Assista aos vídeos de divulgação da prova 2011:

Este texto foi escrito por: Caio Martins

Last modified: maio 27, 2010

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