Depois de um curto prólogo e uma primeira especial cancelada, o Dakar realmente começou entre Villa Carlos Paz e Termas de Rio Hondo.
Em um trajeto rápido e sem dificuldades de navegação, Toby Price foi o primeiro a deixar a sua marca na corrida com sua segunda vitória em uma etapa no Dakar. O australiano mostrou superioridade no final da especial assumindo a liderança na classificação geral por dois segundos do seu rival português Ruben Faria. Em terceiro ficou o francês Alain Duclos. O brasileiro Jean Azevedo sofreu uma forte queda e ficou com o penúltimo tempo entre as motos.
A dupla Sébastien Loeb e Daniel Elena venceu sua primeira etapa no Dakar nos carros, mesmo perdendo dois minutos na lama. O francês foi a estrela do dia e assumiu a liderança na categoria de carro. Com o segundo melhor tempo ficaram Stephane Peterhansel e Jean Paul Cottret seguidos de Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz. Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad ficaram em 18ª na classificação geral.
Na categoria quad, o chileno Ignacio Casale dominou a etapa e terminou o dia com uma vantagem confortável na classificação geral. Em segundo ficou o sul africano Brian Baragwanath e o terceiro melhor tempo foi o do brasileiro Marcelo Medeiros, que deu um show em sua estreia no Dakar. O detentor do título Rafal Sonik ficou com o sexto lugar mais de seis minutos atrás do líder.
Nos caminhões, Hans Stacey junto com Bruynkens Serge e Jan Van Der Vaet assumiram o topo da classificação geral. Atrás vieram as máquinas controladas por Pieter Versluis e, em seguida, Gerard de Rooy.
A terceira especial levará os competidores de Termas do Rio Hondo à San Salvador de Jujuy e terá 314 quilômetros de trechos cronometrados.
Este texto foi escrito por: Isabela Rios
Last modified: janeiro 5, 2016