Webventure

Rally Dakar confirma expansão da prova pela América do Sul em 2012


Rally Dakar deve permanecer no continente sul-americano (foto: Marcelo Maragni)

O principal dirigente do Rally Dakar, Ettienne Lavigne, confirmou nesta semana a intenção de expandir o maior rali do mundo pela América do Sul em 2012, assim como adiantou o Webventure no fim de outubro.

Em coletiva de imprensa com jornalistas chilenos, Lavigne afirmou ser possível escrever uma nova história do Dakar no continente sul-americano (assim como há uma história da prova na África), com uma rota entre o Rio de Janeiro e Lima, incluindo o Paraguai, Argentina e Chile.

A organização do Dakar já fez reuniões com os governos e, inclusive, avaliou possíveis rotas por onde a prova passaria. Segundo Lavigne, a ASO está aguardando um retorno e interesse por parte desses países para poder viabilizar a prova.

Ele confirmou que seria muito interessante fazer a largada da prova da cidade do Rio de Janeiro, passando pelo deserto do Atacama, sul do Peru, norte da Argentina e trechos no Paraguai.

Concorrência – Embora as negociações com países da América do Sul estejam avançadas, Lavigne afirmou que existem outras alternativas para a prova, como a Arábia Saudita ou mesmo um roteiro retornando à África e passando por Angola, Namíbia e África do Sul.

Para a edição de 2011, que começa no dia 1º de janeiro, a organização já tem confirmada a participação de 430 veículos, sendo que 30% são competidores da América do Sul.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure